São muito utilizados para fotografias noturnas, de longa exposição, fotografias de arquitetura internas, macrofotografia etc.
Este artigo tem como objetivo dar algumas dicas de como melhor utilizar tripés, e aumentar a probabilidade de fotografar com nitidez máxima, enquanto protegemos nossos equipamentos fotográficos de possíveis incidentes.
Segue abaixo uma lista com 10 lições, que unem erros e dicas para tirar o máximo proveito do seu tripé.
1. Não levante, não mova e nem carregue o tripé com a câmera montada nele.
A câmera pode se soltar e cair. Esta dica é encontrada em manuais de vários fabricantes de tripés para deixar bem claro que a cabeça do tripé não foi projetada para aguentar, quando em movimento, o peso da câmera e da lente.
2. Não monte o tripé em local de alta circulação de pessoas.
Deixar a perna do tripé estendida no caminho de outras pessoas pode fazer com que alguém tropece, podendo se machucar e até mesmo derrubar a sua câmera. Portanto, procure um local calmo para armar o tripé e fique por perto para proteger suas pernas de chutes e tropeços alheios.
3. Não utilize um tripé cuja cabeça não aguente o peso total da sua câmera+lente.
Algumas lentes, como lentes telefoto, por exemplo, podem ser tão pesadas quanto o corpo da câmera em si, ou até mesmo mais pesadas do que ele. A cabeça dos tripés é projetada para aguentar certos limites de peso. Se esses limites de peso máximo forem ultrapassados pode ser impossível travar a câmera em uma posição. Se mesmo quando apertada a cabeça não travar completamente, ela pode descer/se mover lentamente.
4. Ao usar o tripé, desligue o modo de compensação de vibração da sua câmera (também conhecido como modo de Redução de Vibração ou modo de Estabilização de Imagem).
Se o modo de redução de vibração não for desligado, a parte interna da lente pode se mover durante a captura da imagem e com isso a fotografia pode sair borrada – mesmo que não haja nenhum movimento na câmera e ela esteja perfeitamente apoiada no tripé.
5. Ao estender as pernas do tripé, mantenha as partes mais finas das pernas recolhidas, se possível. Procure também manter a coluna central do tripé recolhida.
As partes mais finas das pernas do tripé são mais frágeis, produzem menor suporte e vibram com mais facilidade. A coluna central do tripé também oferece um suporte menor e, ao ser suspendida, diminui a rigidez total do tripé. Lembre-se: vibração = foto borrada.
6. Procure sempre armar o tripé em superfícies muito estáveis.
Fique atento à superfície em que o tripé está sendo montado. Por exemplo, na areia, o tripé às vezes vai afundando aos poucos, o que pode deixar a foto tremida. Ao fotografar na areia, procure utilizar umas pedras chatas embaixo dos pés do tripé, para aumentar a sua superfície de contato com o chão. Já estruturas metálicas, como pontes, tendem a vibrar com o passar de pessoas e automóveis.
7. Ao utilizar uma lente telefoto, monte a lente no tripé, ao invés da câmera.
Dessa forma, o centro de gravidade do conjunto câmera+lente telefoto fica sobre a cabeça do tripé e reduz a probabilidade da câmera se mover sozinha durante a captura da fotografia.
8. Trave e aperte todas as partes do tripé antes de fotografar.
O tripé precisa estar ajustado e completamente apertado para ser capaz de absorver vibrações geradas pela câmera e pelo vento sem se mover. Se deixarmos qualquer parte do tripé solta (sem aperto), é muito provável que a fotografia saia tremida.
9. Fotografe com um disparador remoto ou ao menos com timer de 10 segundos.
Ao clicar o disparador com a mão, induzimos vibração na câmera e, por isso, a foto pode sair borrada. O disparador remoto evita este contato físico direto com o corpo da câmera e o temporizador de 10 segundos geralmente dá tempo suficiente para a vibração ser atenuada.
10. Utilize o modo de espelho travado (Mirror lockup – MLU) se estiver fotografando com uma câmera SLR.
Neste modo, o espelho fica “preso para cima” antes mesmo do disparador ser acionado. Desse modo, elimina-se a vibração que seria causada pelo espelho se movendo em alta velocidade dentro do corpo da câmera, antes e depois da captura da fotografia.
Publicado por Câmera Neon em 2015-02-01 21:07:50. Última atualização em . [sc:end2 ]