O que é fotografia newborn: dicas e como fazer

[sc:script ]

Conteúdo


O que é ensaio Newborn e Lifestyle – O que significa

O ensaio newborn (recém-nascido em inglês) tem por objetivo registrar os primeiros dias de vida do bebê, normalmente até o 15° dia, assim como suas feições e detalhes.

Muitos fotógrafos brasileiros se encantaram com esta proposta razoavelmente nova, se aprofundaram e estão no mercado com belos trabalhos. O ensaio newborn tem duas vertentes: a primeira delas tem mais produção, tanto em relação ao cenário e acessórios quanto às poses do bebê e dos pais. A segunda, conhecida também como Lifestyle (estilo de vida), resulta em fotos mais naturais e se preocupa com o registro do recém-nascido e sua família dentro do seu novo mundinho (em geral, na casa da família), com base no cotidiano da mesma. São fotos mais espontâneas que traduzem o afeto da família com seu bebê, e mostram ele tomando banho, e se alimentando, por exemplo. E não menos importante, também é feito o registro do seu quartinho, em detalhes.

Anne Geddes – Muitas pessoas logo associam a fotografia newborn a esta fotógrafa australiana, que está no mercado há mais de 20 anos. Seu trabalho se caracteriza por incluir os bebês em temas relacionados a contos de fadas, no meio de flores, frutas, vegetais, fantasiados de animais e de anjos e nos mais variados e inusitados cenários. Seu estilo único inspira muitos fotógrafos de newborn pelas imagens lindas e de alta qualidade técnica. Você pode conhecer mais o trabalho dela em seu site oficial: Anne Geddes (em inglês)


Dicas gerais

Pai e mãe – Fotografias com papai e/ou mamãe são sempre muito lindas, afetuosas e cheias de amor! Peçam para ambos separarem alguma camisa de cor neutra (preferencialmente branca ou preta), sem estampas. Ou até mesmo vale usar um wrap cor clara na mamãe, e se o papai não se incomodar, pode ser fotografado sem camisa.

Irmãos também podem participar. No início, eles podem estar tímidos, então talvez não seja um bom momento. Preste atenção, ao longo da sessão, em quando eles demonstrarem curiosidade e interesse e incentive-os a vir fotografar junto com o novo irmãozinho/irmãzinha.

Higiene é fundamental! Manter todo o material bem limpinho e higienizado, e sempre levar para os ensaios o álcool em gel. Cada acessório e peça de decoração que serão usados para os ensaios devem ser limpos e higienizados antes de cada sessão.

Oriente os pais a fazer ensaio o mais cedo possível. O bebê de até 15 dias tem menos chance de ter cólicas e por isto é mais fácil de estar mais calmo. Além disso, é nesse momento que ele tem maior flexibilidade para fazer certas poses e também é quando ele mais dorme. Por isto, esta idade é o ideal para fotografia newborn. Mas não se preocupe se o bebê for maior do que isso, só tenha em mente que o ensaio de um bebê maiorzinho vai ter outro ritmo e será conduzido de uma forma diferente.


O que o fotógrafo deve vestir

Vista roupas e sapatos confortáveis que permitam flexibilidade – lembre-se que você vai se abaixar e levantar repetidas vezes e ficar em posições inesperadas;

Se você tem cabelos longos, é bom prendê-los: os pais podem não gostar muito se o seu cabelo ficar caindo sobre o rostinho do bebê;

Traga uma muda de roupa caso você precise se trocar.


Equipamento – o que trazer além da câmera

O básico e o mais importante é uma lente primária (que provoca menos distorção), de 50mm (ou até 85mm para câmera full frame);

Também é interessante usar uma lente de macro para tirar fotos de close-up de mãozinhas, pezinhos e outros detalhes do bebê;

Um rebatedor de luz também pode ajudar a aproveitar a iluminação natural;

Pelo menos uma bateria extra carregada;

Se certifique que o cartão de memória está vazio antes de sair de casa;

Acessórios a serem usados na sessão (a combinar com os pais);

Grampos ou pregadores para prender os tecidos e ajudar a preparar os arranjos.


Acessórios e props para usar nas fotos

Os ensaios newborn têm produção. São utilizados lindos tecidos, gorrinhos, caixinhas, enfim, materiais interessantes que enfatizam, aconchegam e incorporam uma bela composição à fotografia.

Os acessórios (também chamados de “props”) a serem escolhidos para a sessão vão depender do estilo do fotógrafo e dos pais (e por que não, do bebê também). Converse com os pais para combinar o(s) tema(s) do ensaio e então veja o que eles irão providenciar e o que você pode trazer. Escolha objetos que reflitam o estilo, a personalidade e a paixão dos pais. As possibilidades são infinitas, e a lista com sugestões a seguir é só para estimular a sua criatividade:

  • Pufe (também chamado de bean bag), cama ou sofá para colocar o bebê
  • Pequenas almofadas (ou travesseiros) para colocar embaixo do bebê e ajudar a levantar a sua cabeça ou outras partes de seu corpinho nas poses
  • Tecidos de cores, texturas, materiais e estampas variados, como lençóis, toalhas, mantas, veludos, rendas…
  • Materiais de diferentes texturas para o fundo, como placas de madeira, rolos de PVC, tapetes, tecidos…
  • Cestas, caixas e potes para fazer um ninho para o bebê
  • Brinquedos e bichinhos de pelúcia
  • Fantasias e acessórios como gorrinhos, gravatas de pano, tiaras e faixas de cabelo, coroas, lacinhos, cachecóis, meias…
  • Qualquer coisa com aparência de antiga como malas, brinquedos, telefones…
  • Objetos comuns do dia-a-dia como livros, discos…
  • Flores, plantas, frutas…
  • Equipamentos de esporte, música e qualquer hobby que os pais tenham
  • Acessórios da família como óculos, peças de roupa e chapéus

Lembre-se de higienizar TUDO o que for usar.

Não se preocupe se você não tiver muitas opções de props. Também é possível fazer o ensaio com poucos acessórios, e até mesmo sem nenhum. O mais importante da sessão é o bebê! Fotos mais simples também dão excelentes resultados.


Como fazer um melhor ensaio

Sempre mantenha o ambiente quentinho. A temperatura ideal deve ser entre 26 e 30°C para que o bebê fique confortável.

Utilize sons como white noise ou som do útero para acalmar o bebê e não assustá-lo com ruídos externos. Você pode fazer download desses arquivos se não for ter acesso à Internet durante a sessão ou usar sites de live streaming. Exemplos:

Outra dúvida comum é quantas poses diferentes fazer em uma sessão. Para ajudar a ter muitas opções de fotos, uma fórmula interessante é abusar do número 3 da seguinte forma:

  • Com o bebê sozinho: procure fazer mais ou menos 3 poses diferentes; 3 combinações de props diferentes; 3 close-ups diferentes
  • Bebê com a mãe e o pai: 3 poses diferentes
  • O mesmo vale para fotos do bebê só com o pai, só com a mãe e só com os irmãos.

Desta forma, criam-se opções variadas para escolher as melhores fotos depois. Assim você vai ganhando experiência aos poucos e aprendendo quais poses funcionam melhor e quais não funcionam tão bem. Além de variar poses, tire muitas fotos na mesma posição. Lembre-se que você vai entregar bem menos fotos que você tirou, então é bom ter muitas opções.

É importante saber que uma sessão newborn pode ser demorada pois deverá ser interrompida repetidas vezes. O bebê não vai dormir e “colaborar” o tempo todo. Ele vai acordar, chorar, se sujar também… O fotógrafo deverá lidar com esses momentos e não deve se frustar a cada interrupção. Para aproveitar ao máximo, tire fotos também enquanto o bebê se alimenta ou enquanto a mãe ou o pai tentam acalmá-lo. Muitas vezes esses momentos de cuidado e de carinho entre os pais e o bebê rendem ótimas fotos espontâneas. Pense em cada “interrupção” da sessão como uma oportunidade de fazer uma boa fotografia inesperada.


Iluminação

Use e abuse da iluminação natural: escolha o local da casa que tenha a melhor luz de janela, preferencialmente. Posicione o bebê a 45 graus da luz natural. Experimente também fotografá-lo contra a luz, o que pode dar um efeito interessante. Para controlar melhor a luz, considere usar um rebatedor.


Informações técnicas

Use aberturas grandes do diafragma (menores valores de f/stop), que permitem a entrada de grande quantidade de luz para o sensor e reduzem a profundidade de campo (desfocando as distrações e com isso destacando o bebê). Porém, cuidado ao usar o menor f/stop possível. Prefira usar no mínimo valores como f/2.8 ou ainda f/3.2, mesmo que sua lente permita aberturas maiores. Não há muito contraste no rostinho do bebê, nem nos seus olhos que muito provavelmente estarão fechados, e por isso fica difícil controlar o foco automático. A parte mais importante da fotografia não pode correr o risco de ficar desfocada.

Se estiver usando uma lente de zoom, tenha consciência que um baixo valor de f/stop combinado com a maior distância focal (zoom) provoca mais vinheta na fotografia.

Altos valores de ISO deixam a foto com ruído ou granulada. Saiba que a relação entre o ISO alto e a granulação da fotografia varia de acordo com o modelo da câmera. Por isto, aprenda o limite da sensibilidade ISO da sua câmera e procure não ultrapassá-lo (a não ser que sua intenção seja uma foto granulada).

Sempre que o rostinho do bebê aparecer na foto, foque nos seus olhos. Lembre que o ponto mais importante do foco em um rosto são os olhos. Veja aqui mais dicas de composição fotográfica.

Dê preferência a fotografar em RAW. O arquivo RAW tem maior alcance dinâmico e permite ajuste fino do balanço de branco durante o pós-processamento.


Segurança

Acima de tudo, o trabalho deve ser suave e tranquilo, para não estressar o bebê.

A segurança do bebê também é de responsabilidade do fotógrafo. Lembre-se que recém-nascidos são frágeis e delicados, portanto a atenção é redobrada! Posicione devagar o bebê respeitando a sua fisiologia e não abuse de suas articulações.

As poses em que os bebês são colocados devem ser feitas com muito cuidado. Sempre peça ajuda da mamãe ou algum ajudante – mantenha alguém o tempo todo bem pertinho. Para manter o bebê calmo, peça para alguém ficar com a mão nele enquanto você configura a câmera, ou se os pais concordarem, deixe que ele chupe uma chupeta. Se a pose permitir, peça para tirarem a mão/chupeta com cuidado um pouco antes de bater a foto.

Tenha em mente que muitas imagens de ensaios newborn são feitas a partir de uma combinação de duas ou mais fotos, ambas tiradas com a ajuda da mãe ou pai que seguram o bebê o tempo todo em lugares diferentes, sendo a imagem final uma espécie de “colagem” em que as mãos/braços da mãe não aparecem. Esta fusão de fotos é feita geralmente no Photoshop. Se não tiver certeza de como fazer este tipo de pose com o bebê ou ficar inseguro, não faça.


Contratos e autorização para exposição das imagens

O fotógrafo deve se atentar e preocupar com o contrato do seu serviço para que seja bem claro, sem espaços para discordâncias futuras.

Também é de grande importância que tenha um termo de autorização de uso da imagem, principalmente do bebê, para exposição em blogs, sites, em qualquer tipo de publicidade do fotógrafo, seja virtual, outdoor ou panfleto.


Artigo feito em parceria com:

Karol Brandão. Fotógrafa profissional baseada em Niterói, Rio de Janeiro.

Apaixonada por fotografia desde criança, pedia para sua mãe filmes de 36 poses para clicar bastante em passeios, viagens ou até mesmo em casa. Se formou em Educação Física para trabalhar em escolas, mas se encontrou quando foi chamada para trabalhar com edição de imagens e diagramação de álbuns, por uma famosa fotógrafa de casamentos do Rio de Janeiro. Karol Brandão largou tudo e começou a embarcar neste maravilhoso mundo da fotografia, há mais de 5 anos. Aos poucos o interesse pela profissão foi tendo mais força e começou a fazer cursos, workshops, comprar livros e praticar. Sua paixão sempre foi fotografar pessoas em geral, mas com instinto materno aflorado desde a primeira formação (Educação Física), não resistiu a conhecer um pouco mais sobre a fotografia de bebês e recém-nascidos.


Contato

www.KarolBrandao.com.br

https://www.facebook.com/KarolBrandaoFotografia


Agradecimentos
Obrigada pela oportunidade de estar dividindo um pouco do que aprendi e divulgando o meu trabalho!

Tudo que é feito com amor é bem melhor! E nada como poder trabalhar com o que se ama!

Agradeço sempre a Deus por iluminar meu caminho e me direcionar a momentos e experiências incríveis, tanto no ramo profissional, quanto no pessoal!

Espero que tenham gostado!
Beijinhos,



Publicado por Câmera Neon em 2014-10-05 18:09:59. Última atualização em . [sc:end2 ]

Visitado 109,784 vez(es), 1 visita(s) hoje