Palavras-chave – Keywords
Conteúdo
- O que são palavras-chave?
- Dicas de como escolher quais palavras-chave adicionar
- Palavra-chave: importância na fotografia de banco de imagens – stock
- Fluxo de trabalho otimizado para inserção de palavras-chave
- A importância de manter a ordem ainda na memória do seu computador
- Dicas de sites que ajudam a escolher palavras-chave
- Software e programas para adicionar palavras-chave em imagens
- Lightroom
- Darktable
- Photoshop / Adobe Bridge
- Gimp
- Xpiks
- Conclusão
Introdução
A tradução de “keyword” para o português é “palavra-chave”. Algumas pessoas também utilizam a palavra “tag”. Ao longo do artigo vamos utilizar somente o termo “palavra-chave”, já que tem o mesmo significado, deixando os estrangeirismos de lado.
O que são palavras-chave?
As palavras-chave são metadados essenciais para a busca de fotografias online e a organização pessoal do seu portfólio e acervo digital. Elas geralmente são representações escritas da imagem, apresentando conceitos e elementos que a compõem.
Para ajudar na definição, nada melhor do que exemplificar. A seguir mostramos todas as palavras-chave que associamos a uma fotografia antes de enviá-la para publicação no banco de imagens de um site de fotografia stock.
|
|
Dicas de como escolher quais palavras-chave adicionar
Escolher palavras-chave para uma fotografia pode ser uma tarefa árdua. Nesta sessão trazemos um pouco da nossa experiência: damos mais exemplos práticos comentados de quais palavras-chave utilizar e citamos alguns problemas que devem ser evitados.
• As palavras-chave são condizentes com a descrição da foto, antes de começar a listar cada palavra -chave recomendamos que você faça um exercício de descrever o que aparece na imagem em detalhe, e mesmo as emoções que sente quando se vê a cena fotografada (dica: o ato de descrever a foto ajuda a identificar muitas palavras-chave relevantes).
• Incluímos palavras-chave que definem o local onde a foto foi tirada, constando bairro (localidade específica), cidade, estado, país e, quando adequado, até mesmo o continente.
• As palavras-chave descrevem não só o que é visível e palpável, mas também emoções e conceitos como por exemplo amor, esperança, poder.
• Cuidado com erros de ortografia nas palavras-chave e na descrição da foto. Palavras-chave com erros não devem ser adicionadas.
• Fotos com espaços vazios podem ter a palavra-chave “espaço vazio” (em inglês: “copy space”). Esta palavra-chave demonstra que na foto há um espaço onde um editor pode inserir um texto (para a capa de uma revista, por exemplo). Veja uma foto com copy space abaixo. Se quiser usar esta palavra-chave, pesquise se a expressão usada no seu banco de imagens é em português ou em inglês.
• A pergunta “quando?” pode ser respondida com palavras-chave como: dia, noite, verão, outono, pôr-do-sol, férias…
• A pergunta “quem?” pode ser respondida através de palavras-chave como: nome da(s) pessoa(s) que aparece(m) na foto, seu gênero, faixa etária, número de pessoas, grupo(s) específico(s) ao qual pertence(m), sua profissão, nacionalidade… se a fotografia for um retrato, esta também é uma palavra-chave que deve ser citada.
• A pergunta “quantos?” pode ser respondida nas palavras-chave também: por exemplo, “uma mulher”, “duas mulheres”, “grupo de mulheres”. Em outros casos, o simples uso do plural pode ajudar: “mulher” ou “mulheres”. Mas o plural nem sempre é bem aceito por todos os bancos de imagem – alguns deles têm um conjunto de palavras-chave fixas, evitam plurais e não aceitam nenhuma fora do padrão estabelecido.
• A pergunta “o que?” pode ser respondida com palavras-chave que definam exatamente o que aparece na foto como por exemplo: casa, janela, animal, gato, cachorro, carro…
• O formato da fotografia também pode ser descrito por palavras-chave, com os seguintes termos: “panorâmica”, “quadrada”, “paisagem”. Contudo, não é o tipo de termos que costumamos utilizar, pois os mecanismos de buscas são inteligentes o suficiente para fazer este tipo de filtro automaticamente.
• A posição da câmera e o ponto de vista importam e devem ser listados também nas palavras-chave. Exemplos como: “vista de cima”, “vista de baixo”. A palavra-chave “perspectiva pessoal” também está em alta.
• A lente fotográfica utilizada tem um grande impacto e também pode ser referenciada com palavras-chave como: “olho-de-peixe”, “grande angular”, “telefoto”…
• Use sinônimos ou palavras diferentes que se relacionem a um mesmo objeto/conceito. Nunca sabemos exatamente que palavras surgem primeiro na mente de uma pessoa buscando uma fotografia específica. Ao usar sinônimos, você aumenta as chances da sua imagem ser encontrada. Por exemplo: celular e smartphone.
Palavra-chave: importância na fotografia de banco de imagens – stock
Para que as suas fotos sejam encontradas no banco de dados da agência stock (e também através de sites de buscas, como o do Google), as palavras-chave e outros metadados das fotografias são cruciais. Os mecanismos de busca ainda não são inteligentes para identificarem com precisão tudo que está aparecendo em uma fotografia.
Sem palavras-chave os compradores e os colaboradores da agência stock teriam muita dificuldade para encontrar as fotos que precisam. Seria preciso procurar muito, vasculhar imagem por imagem, até dar a sorte de se deparar com uma que sirva o propósito e agrade.
As palavras-chave, portanto, proporcionam a possibilidade de filtrar os resultados de uma busca, ajudando quem procura a encontrar mais fotos digitais relevantes.
Enquanto as agências stock mais tradicionais se responsabilizam por entrar os tags/palavras-chave nas imagens, as agências de microstock deixam esta incumbência (demorada) com os seus fotógrafos contribuidores.
O “número mágico” de palavras-chave em uma imagem à venda através de agências microstock é 50. Se uma fotografia tiver 50 palavras-chave, vai ter maiores chances de ser encontrada em uma busca. Claro que tem vezes que é impossível agregar tantas palavras-chave a apenas uma imagem. Neste caso, é melhor listar menos palavras mesmo. Evite inserir tags não relacionadas.
Se o seu foco é microstock, para escolher palavras-chave para as suas imagens, se coloque no papel do comprador que quer encontrá-las.
O exemplo abaixo demonstra um caso típico de irrelevância de palavras-chave em busca:
O comprador está em busca de uma fotografia que mostre um incêndio, para ilustrar um artigo que será publicado em uma revista e na Internet.
Imagine que o vendedor tenha colocado a palavra-chave “incêndio” na foto a seguir, só porque aparece fogo nela. Como não tem nenhum incêndio na imagem, esta palavra-chave é pouco representativa.
Qual a probabilidade do comprador escolher outra imagem que realmente mostre um incêndio e deixar esta fotografia de lado? 100%!
Portanto, ao listar e inserir as palavras-chave, tome cuidado para que elas sejam realmente relevantes para a fotografia.
Fluxo de trabalho otimizado para inserção de palavras-chave
Deste ponto em diante no artigo discorremos sobre a importância de manter a ordem das palavras-chave ainda dentro dos seus arquivos/discos rígidos pessoais, antes de submeter as imagens para os bancos de imagens online.
Aproveitamos para dar dicas de recursos (programas e sites) que ajudam neste processo e economizam o seu tempo, para que você possa investi-lo no que mais gosta: fotografar.
A importância de manter a ordem ainda na memória do seu computador
Esta é uma etapa que economiza tempo de muita gente que gostaria de enviar (ou já envia) fotos para mais do que um banco de imagens de agências stock: inserir as palavras-chave nas suas imagens (usando um software de palavras-chave) antes de enviá-las online.
Se você preferir, insira as palavras-chave durante o processo de envio da imagem (na plataforma de envio da agência stock), e depois atualize o arquivo salvo no seu próprio computador com a inserção das mesmas palavras-chave.
Os motivos são simples:
1. Os arquivos que ficam no seu computador são os originais. É bom que os seus originais sejam tão bem organizados quanto as cópias que estão sob a guarda do banco de imagens stock. No fim das contas, você também vai gostar de encontrar as suas próprias imagens com mais facilidade e isto vai economizar seu tempo.
2. O que acontece se a agência stock fechar as portas, falir? Ou se resolver te excluir como contribuidor? Ou mesmo se suas fotos forem corrompidas no próprio banco de imagens online? A probabilidade é baixa, mas existe. Todo o seu trabalho com os metadados, se não estiverem guardados localmente no seu computador, estarão perdidos do dia para a noite.
3. Com as palavras-chave nos seus arquivos originais, todas as cópias que você fizer para enviar para mutiplos bancos de imagem já conterão os metadados necessários. Assim se evita o retrabalho de inserir as mesmas palavras-chave diversas vezes em cópias idênticas do arquivo original.
Dicas de sites que ajudam a escolher palavras-chave
50 palavras-chave por imagem é um número muito elevado! Mesmo utilizando diversos sinônimos é difícil chegar a este objetivo. Os seguintes recursos online grátis são capazes de ajudar a cumprir esta tarefa árdua e economizar seu tempo. Já os testamos e sabemos que funciona bem. O único porém destes sites é que seus resultados e interface estão em inglês e, portanto, as palavras-chave que são sugeridas também estão em inglês.
Microstock Keyword Tool (em inglês) e KeywordsReady (em inglês)
Software e programas para adicionar palavras-chave em imagens
Adicinar palavras-chave em imagens não é dificil, mas para tal recomendamos a utilização de programas especíicos. São muitos os programas que possibilitam inserir palavras-chave como metadados de uma foto. Abaixo listamos 5 possibilidades e indicamos quais são grátis e quais são pagas. Além destas, os próprios sistemas operacionais dos computadores também permitem adicionar e editar palavras-chave em imagens (não recomendamos esta opção).
Lightroom
Este programa é o que utilizamos com mais frequência, pois além de permitir a inserção de palavras-chave, ele contém um mecanismo que sugere novas palavras-chave de acordo com o álbum e outras palavras-chave já escolhidas para imagens na mesma pasta e no histórico. Pago.
Darktable
Ótima escolha de programa inteiramente grátis, que faz o mesmo papel do Lightroom em termos de gerenciamento de imagens e suas palavras-chave. Mas só tem versões para Linux e Mac OS.
Photoshop / Adobe Bridge
Adobe Bridge é um software que permite, ao importar as fotos, adicionar palavras-chave a elas em batelada ou uma a uma. Não é especificamente um software para gerenciar apenas palavras-chave, mas outros metadados em geral. Funciona bem para o tipo de edição em batelada, mas sugerimos dar atenção a cada foto individualmente depois de importá-la para o Photoshop para inserir as palavras-chave extras que forem necessárias.
Gimp
Programa grátis de alto padrão, com diversas funcionalidades para o pós-processamento de imagens, que inclui gerenciamento e inserção de palavras-chave. Roda em Windows, Linux e Mac OS.
Xpiks
Programa grátis de gerenciamento de palavras-chave. Roda em Windows, Linux e Mac OS. Link: https://ribtoks.github.io/xpiks/
Conclusão
Inserir e gerenciar palavras-chave em imagens são tarefas árduas e consomem nosso tempo, contudo, no longo prazo, ter as suas imagens organizadas ajuda – e muito – no gerenciamento das mesmas. Isto valoriza o seu portfólio e ajuda outras pessoas a encontrar as suas imagens (online, via Google ou mesmo offline).
Veja a seguir nossa lista completa de artigos sobre Fotografia Stock:
Publicado por Câmera Neon em 2017-10-06 20:06:25. Última atualização em .