Anel adaptador step-up e step-down – Fotografia

[sc:script ]Conteúdoanel-adaptador-step-up-step-down-imagem-título-


Introdução

Este artigo é voltado para fotógrafos amadores ou profissionais que estejam interessados em saber mais sobre anéis adaptadores step-up ou step-down. Veja aqui informações gerais sobre o que é um anel adaptador, como ele funciona, para que serve, cuidados, além de discutir prós e contras do uso deste acessório na fotografia.


O que é um anel adaptador

O anel adaptador é um acessório que possibilita o encaixe entre uma lente e um filtro de diâmetros diferentes.

O anel adaptador pode ser classificado em dois tipos:

1 – Step-up: para filtros de diâmetro maior do que o da lente;

2 – Step-down: para filtros de diâmetro menor do que o da lente.

Sobre o encaixe, a grande maioria dos anéis adaptadores são roscados, com uma rosca fêmea de um lado e uma rosca macho do outro. Há também o tipo deslizante ou baioneta, que encaixa em lentes sem rosca.


Para que usar um anel step-up ou um anel step-down

Como o próprio nome já diz, estes anéis adaptam e permitem o encaixe de filtros grandes em lentes de diâmetro menor e filtros menores em lentes de diâmetro maior.

Um anel adaptador serve, antes de mais nada, para o fotógrafo economizar dinheiro. Lentes têm roscas de diâmetros variados e para não ter que comprar um filtro (caro) para cada lente, basta comprar anéis adaptadores step-up ou step-down, dependendo do caso.

Anéis adaptadores são muito mais baratos do que filtros com revestimentos especiais, como por exemplo filtros polarizadores ou filtros de densidade neutra.

Ao comprar um filtro novo, pense nas lentes que você pretende comprar no futuro e descubra seus diâmetros frontais. A dica para gastar menos é comprar o filtro que encaixa na lente de maior diâmetro e usar um anel de step-up para encaixe nas lentes menores. Com um pouco de planejamento, dá para economizar bastante.


Contras – problemas

É bom lembrar que o anel adaptador não é perfeito. Uma das desvantagens de se usar um anel step-up é que por ele ter diâmetro maior que o da lente, não vai ser possível encaixar um para-sol na mesma. Mas isso só se o para-sol for rígido – caso seja de borracha / maleável pode ser que se consiga encaixá-lo na lente.

Outro problema é que o filtro fica montado mais distante da lente. Quanto mais longe da lente o filtro ficar, maior a probabilidade de sujeiras/poeira mancharem a fotografia. Este é o mesmo princípio da distância hiperfocal – quanto menor a abertura do diafragma e menor a distância focal (ou zoom), e quanto mais longe o filtro ficar da lente, mais as sujeiras grudadas no filtro aparecem na foto.

Efeito de vinheta também pode ser um problema causado pelo uso do anel adaptador. Muitas vezes com anel step-up o efeito fica quase imperceptível. Contudo, ao utilizar um anel step-down a vinheta fica notavelmente mais forte na fotografia.


Usando anéis adaptadores sobrepostos

Ao montar anéis adaptadores um na frente do outro, o fotógrafo encontra os seguintes problemas:


1 – Perda de nitidez da fotografia

Cada anel adaptador sobreposto aumenta em alguns milímetros a distância entre o filtro e a frente da lente e por conta disso, a nitidez da fotografia pode ser reduzida devido a manchas e sujeiras no filtro.


2 – Vinheta mais forte

Ao montar um anel na frente do outro, a luz vai ter que percorrer uma espécie de “túnel” antes de chegar na lente. Isto intensifica o efeito de vinheta. E a vinheta fica ainda mais forte se a lente for do tipo grande angular.


3 – Manuseio difícil

Montar e desmontar uma pilha de anéis roscáveis na frente da lente não é uma tarefa simples e rápida. Quando você tenta girar todo o conjunto, é bem provável que algum dos anéis não venha junto, consumindo assim o seu tempo e podendo fazer com que você perca algum momento a ser fotografado. É necessário ter paciência e ter em mente que o manuseio não é imediato.

Portanto, guarde esta lição: evite empilhar anéis adaptadores na frente da lente. Prefira usar apenas um anel adaptador por vez.


Como saber qual anel adaptador comprar?

Anel adaptador tipo roscável

Primeiramente, certifique-se que a frente da sua lente tem uma rosca. Se tiver, você pode montar um anel adaptador roscado nela.

Descubra o diâmetro da frente da sua lente. Esta informação está escrita no manual e também no corpo da lente. Procure pelo símbolo universal de diâmetro: Ø

Caso você já tenha o filtro, esta informação também estará escrita nele.

As roscas de lentes e de filtros são de padrão universal. Isto significa que anéis adaptadores rosqueáveis encaixam em lentes e filtros de qualquer fabricante.

A grande maioria dos anéis adaptadores são pintados de preto fosco, para reduzir reflexos indesejados de luz para dentro da lente, evitando assim os efeitos de flare e glare. Alguns modelos são prateados, de cor clara: evite comprá-los.


Anel adaptador de encaixe deslizante e baioneta

Algumas lentes, como por exemplo as do tipo olho de peixe e as lentes de câmeras compactas, não têm rosca frontal e requerem um anel tipo baioneta ou um tipo deslizante. Estes tipos de anel adaptador são mais difíceis de encontrar à venda no mercado e geralmente são mais caros do que os anéis adaptadores roscados convencionais.

A utilidade destes anéis vai além de apenas permitir que um filtro de diâmtero diferente da lente seja montado nela: eles possibilitam que o fotógrafo instale qualquer tipo de filtro de encaixe roscado (polarizador, densidade neutra, UV…) em uma lente sem rosca na frente.

Para visualizar como funciona e para que serve o adaptador tipo deslizante, assista o vídeo a seguir do fabricante Lens Adapters:


Tabela de tamanhos disponíveis sendo fabricados – Step-up

A tabela seguinte mostra os tamanhos de anéis step-up roscados disponíveis no mercado.

Clique para baixar o arquivo em PDF: Tabela step-up


Cuidados ao utilizar anéis de step-up ou step-down

  • Evite contato dos anéis com areia (lentes e filtros também). Até os menores grãos de areia são capazes de deixar o anel adaptador preso (emperrado) ao filtro ou à lente. Este tipo de problema é mais suscetível com os anéis adaptadores fabricados em alumínio anodizado. Alguns modelos, mais caros, são fabricados em bronze (metal mais macio e nobre) e muito dificilmente ficam agarrados na lente.
  • Alguns modelos de anéis são lisos do lado de fora, enquanto outros tem uma superfície com ranhuras (geralmente mais caros). Estas ranhuras ajudam na hora de desmontar o filtro se ele ficar ligeiramente agarrado.
  • Seja qual for o material, alumínio ou bronze, você não precisa se preocupar com oxidação (ferrugem).
  • Antes de montar o anel adaptador na lente e de encaixar o filtro, observe se as roscas estão limpas. Utilize um soprador para remover partículas de areia.
  • Alguns modelos de anel são muito finos, justamente para evitar o efeito de vinheta na fotografia, e acabam se tornando frágeis. Transporte o anel com cuidado para não amassar.
  • A maioria dos anéis adaptadores é pintada de preto fosco, dessa forma minimizando o reflexo indesejado de luz para dentro da lente. Portanto, tome cuidado para não arranhar a parte interna do seu anel e assim, acabar expondo seu metal reflexivo. Se arranhar e você não quiser comprar outro, pinte de preto a parte arranhada.

Publicado por Câmera Neon em 2014-09-24 13:02:27. Última atualização em . [sc:end2 ]

Visitado 3,427 vez(es), 1 visita(s) hoje