Diferença entre câmera digital e analógica

Conteúdo


Diferença-entre-câmera-digital-e-analógica-


Classificação de Câmeras

Câmeras fotográficas podem ser divididas de muitas formas. Veja abaixo algumas de suas classificações de acordo com determinados temas.

De acordo com As câmeras podem ser classificadas em
Tamanho do sensor/filme Compactas, formato médio, 35mm, full frame…
Uso Amadoras, “modelo de entrada”, semiprofissionais ou profissionais
Possibilidade de se trocarem as lentes Câmera de lente fixa ou lente intercambiável
Presença ou não do espelho Com espelho (SLR ou reflex) ou mirrorless (sem espelho)
Fabricante ou local de fabricação Nikon, Canon, Olympus, Sony… EUA, China, Japão…

 

A questão que queremos resolver neste artigo curto é mais básica do que todas estas classificações: Qual é a diferença entre uma câmera fotográfica digital e uma analógica?

Antes de responder a esta pergunta é importante compreender que todas as possíveis divisões mencionadas anteriormente são SUB-classificações. São subconjuntos de uma classificação mais ampla: Digital ou Analógica.


Diferença entre uma câmera fotográfica digital e uma analógica

A diferença está no modo como a imagem é capturada e gravada.

A câmera digital utiliza um sensor fotossensível (sensível à luz) para capturar a imagem. Não interessa o tipo e tecnologia do sensor, se é CCD, CMOS ou qualquer outro. O tamanho da câmera ou marca pouco importam também. A partir do momento em que a câmera utiliza um sensor para a captura da imagem ela é classificada como uma câmera fotográfica digital.

Nikon D70S CCD sensor
cc licensed flickr photo shared by Daniel

O grande benefício da câmera digital é que ela tem a capacidade de processar o arquivo digital e em instantes pode mostrar ao fotógrafo como a imagem capturada ficou. O fotógrafo não precisa esperar a revelação do filme para ver a fotografia. Câmeras digitais também armazenam as fotografias (e vídeos) em cartões de memória.

A câmera analógica utiliza filme fotográfico na captura da imagem. A fotografia permanece armazenada no filme, em negativo, e para a fotografia ser vista é necessário que se revele o filme.

Derek's Nikon F4s - open back
cc licensed flickr photo shared by Derek K. Miller

Uma breve excessão ao que mencionamos acima são as câmeras instantâneas, que também são consideradas analógicas, mas a imagem capturada não é armazenada em filme, ela é exposta diretamente no papel fotográfico.

Alguns exemplos abaixo (links patrocinados)


Como identificar rapidamente se a câmera é analógica ou digital

Há duas diferenças básicas que facilmente conseguimos ver:

1. As câmeras analógicas, por serem de filme, têm um disco de controle extra, que as digitais não têm. Ele é chamado de alavanca de rebobinamento, e serve para rebobinar o filme.

2. Muitos modelos de câmeras digitais têm uma tela na parte posterior, que tem duas funções: pode ser usada como um visor (ajudando a compor a fotografia) e também para revisar a fotografia que acabou de ser tirada. As câmeras analógicas não têm esse visor. Dentre as digitais, a exceção é para câmeras muito compactas ou de uso especializado, como alguns modelos de câmeras de ação e aventura, que não têm esta tela.

Veja as galerias a seguir e repare nesses dois detalhes citados anteriormente.


Galeria de fotos – Câmeras analógicas


Galeria de fotos – Câmeras digitais


Diferença histórica

A fotografia analógica foi inventada no início do século XIX (dezenove) e sempre dependeu de um processo químico para captar imagens em um filme fotográfico. Graças a George Eastman, americano fundador da Kodak, a partir de 1880 as câmeras analógicas começaram a ser produzidas em massa.

A fotografia digital veio muito depois, com os primeiros testes bem-sucedidos na década de 1950, feitos também pela Kodak. A partir dos anos 1990 (110 anos depois do início da produção em massa de câmeras analógicas) as câmeras digitais se tornaram mais populares.

Vale enfatizar que uma tecnologia não substituiu a outra. Os dois tipos de fotografia ainda coexistem e ainda é possível comprar câmeras analógicas novas ou usadas hoje em dia, apesar de o percentual de câmeras digitais ser consideravelmente superior ao de câmeras analógicas.


Principal vantagem técnica da fotografia com máquina analógica

Se estiver fotografando com uma câmera de formato médio, a principal vantagem técnica da fotografia analógica é a definição e resolução da fotografia. Uma fotografia tirada com filme de formato médio pode ser ampliada para fazer pôsteres enormes, dependendo do equipamento e filme com resoluções comparáveis a aproximadamente 400MP. Enquanto isso, uma fotografia digital tirada por uma câmera de formato médio ainda não consegue atingir este mesmo nível de resolução (Julho/2015).

Note que, ao comparar câmeras utilizando filme de 35mm com câmeras digitais full frame, as câmeras digitais mais novas apresentam mais resolução do que as analógicas.

Uma curiosidade é que modelos analógicos de câmera TLR – Twin Lens Reflex (duas lentes) da Rolleiflex continuam até hoje sendo fabricados e vendidos, a preços a partir dos 5.000 dólares. Veja o catálogo deles aqui: Rolleiflex – TLRs and accessories

Na loja americana B&H, uma câmera Rollei TLR custa mais de 7.000 dólares! Veja aqui: B&H – Rollei


Publicado originalmente em 06/07/2015. Última atualização em

Visitado 41,204 vez(es), 6 visita(s) hoje