Diferença entre Fotografia e Retrato

Conteúdo


Introdução e definição – o que é retrato

Muitas pessoas confundem a palavra retrato com a palavra fotografia. Em alguns momentos ambas estão corretas, mas isto não é sempre verdade. Sem entrar muito em detalhes ou regras, uma ótima forma de entender a diferença entre retrato e fotografia é com exemplos visuais.

Retratos são fotografias que mostram pelo menos uma pessoa, com o rosto em destaque (ou parte dele). Assim, por exemplo, tanto uma foto em grupo quanto uma foto para documentos podem ser classificadas como retratos.


Esclarecimentos

a) Grupos

Apesar da fotografia abaixo mostrar diversas pessoas, ela não é um retrato. Isto é porque nenhuma das pessoas, ou seus rostos, estão entre os elementos principais da composição.

amarelo, andando, caminho, campo, homem, Inglaterra, mulher, trio


b) Sem rosto

Em outros casos, partes de uma pessoa podem aparecer em destaque, mas mesmo assim a imagem não será um retrato. A fotografia só será um retrato se o rosto ou partes dele aparecerem e tiverem destaque.

amor, braço, casal, idoso, Inglaterra, mão, mãos dadas, passeio, street photography, Winchester


c) Posando

Em um retrato, o sujeito não precisa estar posando para a foto ou olhando para a câmera.


flickr photo by Diego Juliano


d) “Retrato” de animais?

Muitos consideram que fotografias com destaque para a cara de animais podem ser chamadas de retrato, mas formalmente não existe retrato de animais. Contudo, como a nossa língua está em constante evolução, pode ser que a definição formal da palavra “retrato” venha a ser flexibilizada no futuro, para incluir não apenas pessoas, mas também animais.

gato, cat

Para aprender dicas e técnicas úteis para fotografias de animais de estimação, os seguintes links patrocinados para livros podem ser úteis. Uma pena que a disponibilidade em português neste tema é limitada.

 

E para inspiração, um tema bem único e interessante:

 


e) Estátuas: retrato ou fotografia?

A definição formal é clara e assim como para animais, fotografias de estátuas, mesmo que mostrem o rosto, não podem ser consideradas como um retrato. Já informalmente, exemplos de fotografias de estátuas classificados como retratos são muitos.

cavaleiro, cavalo, escultura, estátua de bronze, homem, imperador romano, Marcus Aurelius, Piazza del Campidoglio, Roma


Resumindo…

Após ver exemplos, fica mais fácil de entender que todo retrato capturado por uma câmera é uma fotografia, mas que nem toda fotografia é um retrato.

diferença entre fotografia e retrato, diferenças entre fotografia e retrato, fotografia, retrato


Orientação

Pelo fato de grande parte dos retratos serem verticais, existe uma convenção que entitula a orientação vertical como retrato. Da mesma forma, a orientação horizontal é conhecida como paisagem. Esta definição para orientação se aplica não apenas para fotografias, mas também para documentos, desenhos, etc. Contudo, como definido anteriormente, nem toda fotografia horizontal é uma paisagem e nem toda fotografia vertical é um retrato. Para a classificação de uma fotografia como retrato ou não, seu formato e orientação pouco importam.

fotografia horizontal, fotografia paisagem, fotografia retrato, fotografia vertical, horizontal, orientação, orientação fotografia, paisagem, retrato, vertical, composição


Livros para aprender mais sobre como fotografar melhor retratos

Os seguintes links patrocinados são de alguns livros para inspiração e aprender mais técnicas fotográficas específicas para aplicação em retratos.

O simples ato de analisar as capas destes livros ajuda a sedimentar o que é um retrato: observe como existe um foco nas pessoas e seus rostos.


Publicado originalmente em 12/06/2014. Última atualização em 14

Visitado 31,248 vez(es), 13 visita(s) hoje