Fator de extinção de filtro polarizador e revestimento

Filtros polarizadores são acessórios indispensáveis para fotógrafos e proporcionam efeitos que não são reproduzíveis em pós-produção. Esta página é um complemento avançado do artigo completo sobre filtro polarizador na fotografia. Aqui exploramos mais sobre o que é fator de extinção de um filtro polarizador e sua associação com revestimentos aplicados na fabricação do filtro.


Fator de extinção do filtro polarizador

O fator de extinção é uma forma de medir a qualidade de um filtro polarizador. Nenhum filtro polarizador é capaz de filtrar 100% da luz não-polarizada ou 100% da luz polarizada em uma direção diferente da direção de passagem. Isto significa que os filtros polarizadores deixam passar uma parte da luz indesejada (não polarizada) sempre. Por melhores que sejam, eles apenas reduzem os reflexos, nunca eliminando-os completamente. O fator de extinção, então, nada mais é do que uma medida da eficiência do filtro polarizador.

Veja o exemplo na foto a seguir, em que, mesmo rotacionado para a posição de filtragem ideal, o filtro polarizador ainda deixou passar boa parte do reflexo do prédio na poça d’água. Em uma condição ideal, com fator de extinção máximo, a imagem do prédio não apareceria.

Filtro polarizador; fator de extinção; fotografia; reflexo Filtros polarizadores circulares (CPL) de fotografia são filtros que precisam atuar em uma ampla gama de luzes (ondas luminosas) incidentes e, por isso, não são especializados em certos comprimentos de onda. Este é um dos motivos do fator de extinção de filtros polarizadores circulares ser relativamente baixo e nunca filtrarem completamente a luz não polarizada.

Os fabricantes e/ou comerciantes não disponibilizam esta informação, então fica difícil para o consumidor final (fotógrafo) conseguir comparar a eficiência de dois filtros polarizadores na hora da compra.

Diferentes materiais de fabricação levam a diferentes fatores de extinção. Polarizadores mais modernos utilizam nanopartículas de cobre e prata em seu revestimento e são mais eficientes do que os feitos por folhas de polímeros.

Para mais informações sobre fator de extinção e exemplos, siga o link para o guia de seleção de polarizadores (em inglês).


Fator de filtro

Não devemos confundir o fator de extinção, que se aplica exclusivamente a filtros polarizadores, com fator de filtro, que é uma medida geral para todo e qualquer tipo de filtro fotográfico.

O fator de filtro é uma forma de se medir a eficiência da translucidez do filtro e seus revestimentos  e também pode influenciar bastante no preço final do filtro polarizador.


Revestimentos

Alguns filtros polarizadores apresentam uma ou mais camadas de revestimentos que servem para reduzir aberrações cromáticas e evitar reflexos indesejados (flare) na imagem. Filtros de baixa qualidade ou sem múltiplas camadas de revestimento podem tender a causar flare, tirando detalhes da fotografia.

Filtros de melhor qualidade causam menor perda de luminosidade, têm melhor fator MTF, melhor fator de extinção e também criam menos aberrações na imagem, ou seja, degradam menos a fotografia.

Os revestimentos e seus métodos de aplicação são segredos dos fabricantes dos filtros e lentes fotográficas. O que sabemos é que são compostos por camadas muito finas, da ordem de nanômetros, que são distribuídas igualmente na superfície do filtro, para evitar manchas escuras ou claras e degradês na fotografia.

Em filtros bons, as camadas externas normalmente são endurecidas para torná-los filtros resistentes a arranhões e impactos. Além disso, são resistentes/repelentes a água, óleo e manchas, para facilitar a limpeza.

Filtros de baixa qualidade podem apresentar revestimentos distribuídos de forma irregular por sua superfície. Portanto, é possível que um filtro com revestimentos múltiplos de baixa qualidade apresente resultados na fotografia piores do que filtros sem revestimento algum.

Além disso, fabricantes de filtros de alta qualidade garantem a durabilidade de seus revestimentos por muitos anos de uso, ao contrário dos filtros de baixa qualidade, porque provavelmente não passaram por programas de pesquisa, desenvolvimentos e testes em laboratórios rigorosos.

Abaixo um exemplo de vídeo impressionante de revestimento aplicado sobre lente fotográfica (sim, revestimentos são importantes não apenas nos filtros, mas também nas lentes fotográficas em si).


 


Publicado originalmente em 03/04/2021. Última atualização em 04/04/2021.

Visitado 13 vez(es), 1 visita(s) hoje