10 dicas – Use melhor seu tripé para câmera fotográfica

[sc:script ]

tripé-1-Tripés são companheiros inseparáveis de fotógrafos que desejam alcançar nitidez máxima em suas imagens e evitar fotografias borradas.

São muito utilizados para fotografias noturnas, de longa exposição, fotografias de arquitetura internas, macrofotografia etc.

Este artigo tem como objetivo dar algumas dicas de como melhor utilizar tripés, e aumentar a probabilidade de fotografar com nitidez máxima, enquanto protegemos nossos equipamentos fotográficos de possíveis incidentes.

Segue abaixo uma lista com 10 lições, que unem erros e dicas para tirar o máximo proveito do seu tripé.


1. Não levante, não mova e nem carregue o tripé com a câmera montada nele.

A câmera pode se soltar e cair. Esta dica é encontrada em manuais de vários fabricantes de tripés para deixar bem claro que a cabeça do tripé não foi projetada para aguentar, quando em movimento, o peso da câmera e da lente.


2. Não monte o tripé em local de alta circulação de pessoas.

Deixar a perna do tripé estendida no caminho de outras pessoas pode fazer com que alguém tropece, podendo se machucar e até mesmo derrubar a sua câmera. Portanto, procure um local calmo para armar o tripé e fique por perto para proteger suas pernas de chutes e tropeços alheios.


3. Não utilize um tripé cuja cabeça não aguente o peso total da sua câmera+lente.

Algumas lentes, como lentes telefoto, por exemplo, podem ser tão pesadas quanto o corpo da câmera em si, ou até mesmo mais pesadas do que ele. A cabeça dos tripés é projetada para aguentar certos limites de peso. Se esses limites de peso máximo forem ultrapassados pode ser impossível travar a câmera em uma posição. Se mesmo quando apertada a cabeça não travar completamente, ela pode descer/se mover lentamente.


4. Ao usar o tripé, desligue o modo de compensação de vibração da sua câmera (também conhecido como modo de Redução de Vibração ou modo de Estabilização de Imagem).

Se o modo de redução de vibração não for desligado, a parte interna da lente pode se mover durante a captura da imagem e com isso a fotografia pode sair borrada – mesmo que não haja nenhum movimento na câmera e ela esteja perfeitamente apoiada no tripé.


5. Ao estender as pernas do tripé, mantenha as partes mais finas das pernas recolhidas, se possível. Procure também manter a coluna central do tripé recolhida.

As partes mais finas das pernas do tripé são mais frágeis, produzem menor suporte e vibram com mais facilidade. A coluna central do tripé também oferece um suporte menor e, ao ser suspendida, diminui a rigidez total do tripé. Lembre-se: vibração = foto borrada.


6. Procure sempre armar o tripé em superfícies muito estáveis.

Fique atento à superfície em que o tripé está sendo montado. Por exemplo, na areia, o tripé às vezes vai afundando aos poucos, o que pode deixar a foto tremida. Ao fotografar na areia, procure utilizar umas pedras chatas embaixo dos pés do tripé, para aumentar a sua superfície de contato com o chão. Já estruturas metálicas, como pontes, tendem a vibrar com o passar de pessoas e automóveis.


7. Ao utilizar uma lente telefoto, monte a lente no tripé, ao invés da câmera.

Dessa forma, o centro de gravidade do conjunto câmera+lente telefoto fica sobre a cabeça do tripé e reduz a probabilidade da câmera se mover sozinha durante a captura da fotografia.


8. Trave e aperte todas as partes do tripé antes de fotografar.

O tripé precisa estar ajustado e completamente apertado para ser capaz de absorver vibrações geradas pela câmera e pelo vento sem se mover. Se deixarmos qualquer parte do tripé solta (sem aperto), é muito provável que a fotografia saia tremida.


9. Fotografe com um disparador remoto ou ao menos com timer de 10 segundos.

Ao clicar o disparador com a mão, induzimos vibração na câmera e, por isso, a foto pode sair borrada. O disparador remoto evita este contato físico direto com o corpo da câmera e o temporizador de 10 segundos geralmente dá tempo suficiente para a vibração ser atenuada.


10. Utilize o modo de espelho travado (Mirror lockup – MLU) se estiver fotografando com uma câmera SLR.

Neste modo, o espelho fica “preso para cima” antes mesmo do disparador ser acionado. Desse modo, elimina-se a vibração que seria causada pelo espelho se movendo em alta velocidade dentro do corpo da câmera, antes e depois da captura da fotografia.


Publicado por Câmera Neon em 2015-02-01 21:07:50. Última atualização em . [sc:end2 ]

Visitado 9,270 vez(es), 1 visita(s) hoje