Como limpar e guardar filtro fotográfico

[sc:script ]

Conteúdo


Introdução

Filtros fotográficos são acessórios indispensáveis para fotógrafos, e por isto estão quase sempre presentes nas suas bolsas ou na frente das lentes.

Por suas diversas aplicações e uso constante, às vezes nos descuidamos na hora de manusear e guardar os filtros. O objetivo deste artigo é passar algumas lições – nem sempre óbvias – de como fazer seus filtros fotográficos durarem mais tempo e sem arranhões.


Tutorial com passos de como limpar filtros de fotografia

Nosso objetivo primário deve ser evitar sujar o filtro. Procure sempre proteger o filtro quando não estiver em uso, guardando-o na embalagem original. Quando estiver na lente, use a tampa sempre que possível. Agora, vamos à sequência de como limpar quando ele estiver sujo.


1. Evite a limpeza constante – muitas vezes desnecessária – dos filtros

Filtros são frágeis e grande parte dos arranhões são provocados durante a limpeza por partículas mais duras do que a superfície do filtro, como por exemplo grãos de areia, de terra etc.

Mesmo quando o filtro não está com partículas de sujeira visíveis, o esfregamento constante de lenços de limpeza vai aos poucos desgastando a superfície do filtro e seus revestimentos.


2. Para limpeza de partículas soltas, utilize um soprador

O primeiro passo para limpar um filtro é utilizando um soprador. Evite encostar a ponta do soprador no filtro e utilize o deslocamento de ar para soprar poeira para fora do filtro antes de utilizar um lenço de limpeza.

Se apenas o soprador não desprender as partículas, utilize um pincel macio limpo. Evite sempre fazer força contra o elemento de vidro (ou resina) do filtro.

Não use papel: papel higiênico, guardanapo, papel toalha, etc podem arranhar o vidro (ou seus revestimentos) e ainda por cima costumam deixar partículas agarradas no filtro.


3. Removendo sal após fotografar na praia

Ao condensar na parte frontal do filtro, a maresia cria pequenas gotículas com água salgada. Evite secar a maresia ou remover o sal depositado com um pano ou lenço. Utilize água (doce) corrente, de preferência morna, para dissolver e remover o sal da frente do filtro.

Remova o filtro da lente antes de limpá-lo com água! Nunca molhe a lente fotográfica.

Água morna é melhor do que água fria, pois remove o sal com mais facilidade. Nunca utilize água quente.


4. Lenços de microfibra

Depois de se certificar que não existem mais materiais soltos na superfície do filtro, você pode considerar utilizar um lenço de microfibra para a limpeza de gordura, marcas de dedo, marcas de condensação de água etc.

Para limpeza utilizando microfibra, siga os seguintes passos:

1. Dobre o lenço uma ou duas vezes;

2. Umedeça uma parte do lenço com algumas gotas de solução para limpeza de lente (geralmente, usamos 2 gotas, mas isto depende da recomendação do fabricante da solução);

3. Com um movimento circular, indo do centro para a extremidade, passe a parte úmida do lenço na superfície para remover manchas;

4. Imediatamente depois, se necessário, passe a parte seca do lenço para remover qualquer marca deixada pela parte úmida.

A utilização de lenços de microfibra limpos, ao invés de um pano comum, é indicada porque as fibras deste tipo de material, como o nome já diz (microfibra), são tão próximas umas das outras que evitam que grãos de poeira acumulem/ agarrem entre os seus fios. O material sintético da microfibra também é macio e sua fibra não solta fiapos (pedaços) como o algodão.

Cuidado ao manusear e utilizar soluções para limpeza de lente, pois geralmente elas causam irritação quando em contato com os olhos. Observe a ficha de dados de segurança (MSDS em inglês) e os cuidados necessários para utilização. Veja um exemplo aqui: MSDS Zeiss lens cleaner (em inglês).


5. Produtos químicos

Nunca utilize produtos químicos como tíner ou à base de benzeno. Estes produtos podem reagir com revestimentos do filtro e danificá-los permanentemente.

De forma geral, evite utilizar qualquer produto químico que não seja específico para a limpeza de lentes.


5 dicas de como guardar filtros fotográficos

Armazenar filtros fotográficos corretamente é extremamente importante para evitar arranhões, acúmulo de sujeira e até mesmo o crescimento de fungos e mofo.

Para filtros de resina e aqueles sem borda de metal, o armazenamento correto é importante também para evitar que eles se deformem ou quebrem.


1. Ao armazenar o filtro montado na lente da câmera cubra-o com o protetor da lente (tampa).


2. Evite deixar filtros expostos ao sol. Se não estiver utilizando o filtro, guarde-o fora do alcance do sol.

Alguns filtros têm revestimentos sensíveis a raios ultravioleta e degradam com mais rapidez se expostos a estes raios. Esta dica é imporante para filtros de densidade neutra, mas de forma geral, como precaução, pode ser aplicada a outros filtros também.


3. Evite armazenar seus filtros (bem como qualquer material fotográfico) em armários ou ambientes com naftalina.

Naftalina é um produto químico que reage com diversas borrachas, tintas e pode causar danos irreversíveis a revestimentos dos filtros.


4. Não guarde o filtro se ele estiver sujo. Limpe-o antes de guardar.

Isto é para garantir que o filtro vá estar pronto para ser usado na próxima vez que você tirá-lo da caixa, e também evita o crescimento de mofo no filtro se ele for ficar armazenado por um período prolongado.


5. Se for armazenar o filtro por um período mais longo, deixe-o em um local fresco e seco.

Veja mais dicas para evitar mofo em câmeras e lentes aqui: Fungos em Lentes.


Publicado por Câmera Neon em 2015-01-03 23:25:15. Última atualização em . [sc:end2 ]

Visitado 3,505 vez(es), 1 visita(s) hoje