Lente fotográfica rápida – profissional?

Conteúdo


Introdução – O que é lente rápida

Lentes fotográficas para câmeras DSLR são itens especializados, que podem custar mais do que os corpos das câmeras em si. Em maior ou menor grau, dependendo do modelo, as lentes de câmera DSLR têm muita tecnologia aplicada, que vem de lições aprendidas pelos fabricantes ao longo de anos.

Lentes fotográficas podem receber uma classificação informal de “lente rápida”, dependendo da abertura máxima do seu diafragma.

E o que é uma lente rápida? É aquela que proporciona uma abertura maior do diafragma (menor valor de f/stop), quando comparada com outros modelos de mesma distância focal. E por isso permite maior passagem de luz para o sensor da câmera, levando, consequentemente, a menores tempos de exposição.

Daí que vem o nome desta classificação informal: rápida = menor tempo de exposição.

Na tabela abaixo, veja alguns exemplos de lentes que podem ser encontradas à venda por diversos fabricantes* (como Canon, Nikon, Zeiss, Tamron…), em seus modelos “lentos” e “rápidos”.

*Por favor, note que nem todos os modelos listados abaixo são fabricados por todos os fabricantes mencionados.

Distância
focal
Abertura máxima
para modelo
de lente “rápida”
Abertura máxima
para modelo
de lente “lenta”
35mm f/1.4 f/1.8
50mm f/1.2 ou f/1.4 f/1.8
24-70mm f/2.8 f/4
70-200mm f/2.8 f/4
400mm f/2.8 f/4 ou f/5.6

Lente rápida x Lente profissional

Lente rápida não é sinônimo de lente profissional. Na verdade, os maiores fabricantes não têm uma linha exclusiva profissional ou amadora e também não costumam classificar as suas próprias lentes como rápidas ou não.

O motivo é simples: fotógrafos profissionais não se detêm a utilizar apenas os modelos mais caros ou mais rápidos, e fotógrafos amadores também não se limitam a utilizar modelos de entrada ou mais versáteis, com mais poder de zoom ou mais leves.

A escolha de lente depende diretamente da sua aplicação, apesar do investimento ($) necessário também influenciar na escolha.


Como reconhecer visualmente lentes rápidas

Visualmente costuma ser fácil diferenciar uma lente rápida das outras: as lentes rápidas são maiores. Seu elemento frontal tem diâmetro bem maior do que de uma lente “lenta” com mesma distância focal.

Veja abaixo duas figuras que ilustram a diferença de diâmetro de dois modelos de lentes, em suas versões “lentas” e rápidas.

*Obs.: Os pesos e diâmetros são referentes aos modelos mais recentes disponíveis para compra em Dezembro de 2016.

Filtro polarizador; câmera; foto; fotografia; como tirar fotos; acessórios para fotografia; Hoya HD; Hoya HD2
Filtros de 52mm e de 82mm de diâmetro

Vantagens de lentes rápidas

Os elementos de vidro/cristal das lentes rápidas costumam ter revestimentos melhores e seus componentes internos têm maior qualidade e durabilidade, resultando em fotografias com maior nitidez em toda a área da imagem.

Por causa dos revestimentos de melhor qualidade e também de ter mais elementos internos revestidos, lentes rápidas costumam produzir menos aberração cromática e menos distorção radial, além de permitirem melhor transmissão de luz para o sensor.

Além disso, a fabricação e os materiais de qualidade superior promovem melhor vedação.

Devido à melhor vedação, as lentes rápidas costumam trabalhar melhor em condições adversas de tempo. Por isto, a probabilidade de entrar poeira e de surgirem fungos internamente é menor.

Lentes com maiores aberturas ajudam a um melhor funcionamento do autofoco e da fotometria na câmera. Quem nunca perdeu um momento importante ao fotografar pois o autofoco demorou alguns longos segundos para funcionar? Principalmente ao fotografar bebês, crianças pequenas, cachorros e outros seres fofinhos (ou não) que não param por um minuto. Lentes rápidas, quando em sua maior abertura, permitem um autofoco mais preciso – e isto pode ser essencial para permitir que o momento certo não seja perdido.

Quanto maior a abertura, maior também o desfoque do plano de fundo (bokeh). Por isso, lentes rápidas são bem cotadas para retratos, cenas de esporte e natureza (dependendo das suas respectivas distâncias focais).


Desvantagens de lentes rápidas

Devido à fabricação mais complexa, além do maior nível de tecnologia aplicada, as lentes rápidas costumam ser substancialmente mais caras. Até mesmo o local (país) da fabricação pode ser diferente do comum e fazer com que o seu custo aumente.

Lentes rápidas são mais pesadas, pois as suas dimensões são (bem) maiores do que as suas equivalentes com menor abertura. Por isto ocupam maior volume e peso nas malas, mochilas e também na mão do fotógrafo.

Também devido às dimensões maiores, os filtros fotográficos necessários são de diâmetro maior e, por isso, também ficam mais caros (e algumas vezes até mais difíceis) de comprar.


Público-alvo

O público-alvo das lentes rápidas são fotógrafos profissionais especializados ou amadores dispostos a desembolsar mais por uma melhor qualidade e durabilidade da lente em si – e claro que também por uma fotografia mais nítida (sem se importar muito com o peso e tamanho maiores).

Já as lentes “lentas” têm como público-alvo fotógrafos amadores ou mesmo profissionais que prezam pelo menor preço, peso e tamanho (mais fácil para levar em uma viagem ou passeio, por exemplo).


Publicado por Câmera Neon em 2016-12-28 21:27:09. Última atualização em . Câmera Neon

Visitado 1,949 vez(es), 1 visita(s) hoje