14 Dicas de como fotografar carros

[sc:script ]

14 Dicas de como fotografar carros

Conteúdo


Introdução – Fotografia de carros

como fotografar carros, fotografia de carros, dicas de fotografia, fotografia, carros, fotos de carros, fotos, MercedesPara atrair novos consumidores, montadoras e revendedores fazem consideráveis investimentos em publicidade e o resultado muitas vezes são fotografias impressionantes – imagens que despertam paixão. Fotos de altíssima qualidade com com muitas técnicas aplicadas aparecem em revistas, jornais, livros, internet… Pontos de vista e cenários variados são amplamente explorados pelos fotógrafos mundo afora.

Além dos consumidores de carros de passeio, existem públicos diversos para, por exemplo, carros antigos, carros modificados, carros de corrida, carros tunados etc.

Esta página tem o objetivo de ensinar dicas gerais e alguns segredos que fotógrafos profissionais guardam, para inspirar os leitores do CameraNeon.


1 – Plano de fundo e cenário

Um dos fatores mais importantes a estar atento quando fotografar carros é manter uma composição limpa e deixar o carro ser o centro das atenções. E o que isso significa? Que você deve tomar cuidado com o que aparece na fotografia. Evite elementos distrativos, que chamem mais atenção do que o próprio objeto principal – neste caso, nada pode ser mais importante que o carro. Faça com que ele seja o ponto focal da sua fotografia.

Existem várias formas de fazer isso:


a) Fotografe o carro em um ambiente com um fundo de cor única (seja em um estúdio ou em uma locação exterior), ou em locais de paisagens naturais ou arquitetônicas singulares (desde que a cor e a iluminação do carro dêem destaque a ele).


Mas como não é tão fácil ter acesso a tais facilidades ou localidades, as dicas a seguir vão ajudar a tirar boas fotografias e reduzir significativamente o tempo de pós-processamento da imagem:


b) Dê close-ups em detalhes. Se o carro estiver em um local que não oferece um cenário atrativo, fotografe-o mais de perto e evite mostrar o ambiente a sua volta.

Para maior aproximação e evitar ter que cropar (recortar) a fotografia no pós-processamento, experimente utilizar uma lente de macro ou acessórios de macrofotografia.


c) Utilize técnicas como o panning para desfocar o plano de fundo, enquanto deixa o carro em foco perfeito.


d) Utilize cores em sua composição. Por exemplo, um carro vermelho tem muito mais chances de sobressair em uma foto do que um de cor mais neutra. E quando fotografar carros de outras cores, procure posicioná-los contra um fundo de uma cor contrastante.


e) Aproveite encontros ou exposições de carros para fotografar padrões formados por diversos modelos similares reunidos.


f) Experimente fazer uso do efeito zoom. Esta é uma ótima forma de atrair a atenção para o carro, pois ele estará em foco e todo o entorno desfocado. Além disso, as linhas convergentes formadas por este efeito levam os olhos do observador para o centro da fotografia (o carro).


g) Fotografe o carro em uma estrada vazia ou em um local de pouco trânsito, evitando assim que pessoas e carros indesejados apareçam na foto e se tornem elementos distrativos. Uma ideia é sair para fotografar um pouco antes do sol nascer, pois nesta hora, as ruas e estradas estão mais vazias e a iluminação natural é ótima. Se não estiver disposto a acordar cedo, aproveite a iluminação do pôr-do-sol.


h) Faça exposições longas noturnas ou diurnas utilizando um filtro de densidade neutra. Assim, pessoas, objetos e carros em movimento não aparecem na foto ou saem borrados.


2 – Fotografe o interior

Nao se prenda apenas ao exterior do carro. Fotografar o interior é essencial para um registro completo. Registre detalhes do design e acabamentos internos, como o painel, o volante e os itens multimídia. Mostre as luzes e os instrumentos acesos. Experimente fotografar com uma lente olho de peixe, para dar uma sensação de amplitude. Ao utilizar uma lente olho de peixe, tenha em mente que a imagem fica distorcida – para aprender como remover problemas de distorção, visite nossa página de distorção radial.


3 – Potência não é nada sem controle

Os pneus, as rodas e as pinças e discos de freio são itens bastante importantes e por isto merecem ser fotografados.


4 – Debaixo do capô

Nem todos os carros merecem fotos do motor e de tudo mais que está debaixo do capô, mas se a oportunidade aparecer não a deixe passar.


5 – Carro limpo e reflexos

Dê preferência a fotografar o carro quando ele estiver limpo, pois muito da fotografia de carros está no reflexo em sua pintura. Poeira, lama e sujeira normalmente devem ser evitados – a não ser que a sua intenção seja destacar o espírito de aventura do carro (veja o item a seguir).


6 – Lameiros

Caminhonetes e carros offroad são fotogênicos quando em ação em estradas de chão ou na lama. Até mesmo carros de passeio podem se sair bem na foto. Confira a dica 14 para fotografar a lama voando no momento correto.


7 – Use um filtro polarizador

Como falado anteriormente, os reflexos podem ser a alma da fotografia de um carro. Ao rotacionar o filtro polarizador, mesmo em ambientes internos, observe como o reflexo na pintura muda e escolha o que melhor combina com a cena.


8 – Mude o ponto de vista

Fotografias na altura dos olhos nem sempre vão render as melhores composições. Experimente fotografar abaixado ou de ângulos mais altos.


9 – Lentes distorcem a fotografia

Com a dica 8 sobre pontos de vista, vale lembrar que lentes grande angulares causam distorção tipo barril à fotografia e, quando inclinadas (para cima ou para baixo), distorcem também o paralelismo da foto. Lentes telefoto, geralmente, causam distorção tipo almofada. Outras lentes causam distorções complexas. Fique atento e entenda que para obter imagens mais realistas, será necessário corrigir a distorção durante o pós-processamento.

Veja mais sobre lentes aqui: Tipos de Lentes Fotográficas, suas Funções e Aplicações


10 – Use a Regra dos Terços

Com um carro em movimento, deixe o terço na frente do carro livre para dar sensação de velocidade. Com o carro parado, escolha o que ficar melhor visualmente, de forma que se passe uma impressão de amplitude para a cena.

Se for possível, posicione os faróis em uma das linhas dos terços.


11 – Chão molhado

Após um dia chuvoso, explorar as possibilidades de reflexo em um chão molhado é algo interessante a ser tentado. Os reflexos adicionam impacto à fotografia.


Dicas específicas para fotografar carros em movimento


12 – Automotive rig

Já pensou como, nas propagandas, os carros saem com foco perfeito e o ambiente à sua volta não, passando uma forte impressão de velocidade? Simples: automotive rigs + exposição de alguns poucos segundos. Nestas fotos, o carro não precisa (nem deve) estar se movimentando com grande velocidade. Na verdade, ele está se movendo relativamente devagar. Depois da foto tirada, no pós-processamento, o fotógrafo remove da imagem os traços da barra de apoio e sua sombra.


13 – Carro para carro

Esta é uma técnica difícil, mas que rende fotografias em que o carro aparece em foco e o mundo à sua volta não. Funciona com o fotógrafo dentro de um carro, fotografando um outro se movendo a uma velocidade similar. As dicas são:

  • Utilizar um tempo de exposição relativamente lento para a velocidade do carro. Quanto maior o tempo de exposição, melhor o efeito, mas fica mais difícil de manter o carro em foco.
  • Dirigir em uma rua com o asfalto bem liso, para a foto não sair tremida.
  • Apoiar a câmera, e não apenas segurá-la com as mãos, o que evita que a foto saia borrada.


14 – Modo burst

Neste modo, a câmera tira múltiplas fotos enquanto o botão disparador está acionado. Utilize-o para tirar muitas fotos do carro se movendo, com a câmera em uma posição estacionária. Quanto mais fotos, mais opções para escolher a melhor depois.


Publicado por Câmera Neon em 2014-04-21 00:08:58. Última atualização em . [sc:end2 ]

Visitado 24,030 vez(es), 1 visita(s) hoje