Fotografia de campo de luz – 3D – Plenóptica

[sc:script ]

Conteúdo


Introdução – Fotografia de campo de luz (light field photography)

A fotografia de campo de luz é uma tecnologia relativamente nova, que vem se desdobrando em pesquisas que estão ocorrendo atualmente em universidades e empresas ao redor do mundo. Apesar de pesquisas sobre este assunto terem começado no início do século XX, não foi até 2011 que câmeras de campo de luz (também conhecidas como câmeras plenópticas) começaram a ser fabricadas em massa e vendidas.

Mas…


O que a fotografia de campo de luz tem de especial?

A fotografia de campo de luz permite ao fotógrafo refocar digitalmente uma foto após ela ter sido tirada! Então, mesmo tirando uma fotografia com o diafragma completamente aberto e profundidade de campo baixa, o fotógrafo pode, durante o pós-processamento, trocar o foco entre o plano frontal ou o plano de fundo.

Veja o vídeo a seguir para entender melhor. Note como o foco pode ser movimentado digitalmente nas fotografias (sem precisar refocar a câmera).


Como fazer fotografia de campo de luz (plenóptica)?

Para tal você vai precisar comprar uma câmera de campo de luz. Atualmente, não são muitos os modelos disponíveis e o maior fabricante é Lytro.

Apesar disso, a primeira câmera plenóptica fabricada e comercializada em larga escala foi produzida por uma empresa alemã, a Raytrix.

Outras empresas não querem ficar para trás. Por exemplo:

  • a Panasonic comprou uma patente para desenvolver o seu próprio produto – link
  • a Sony também está no jogo com a sua patente – link

Vídeos que demonstram fotografias 3D feitos pelas câmera Lytro:

Para ver mais fotos desta câmera, clique aqui: Lytro Living Pictures


Dá para fazer fotografia de campo de luz com uma câmera convencional DSLR ou compacta?

A resposta para esta pergunta é: Não. Para fazer fotografia de campo de luz, é necessário um arranjo especial de microlentes que se sobrepõem ao sensor CMOS convencional.

Ao invés de depender apenas de um sensor CMOS como uma câmera comum, a câmera de campo de luz tem uma matriz de microlentes que permitem cada pixel captar a intensidade da luz, a cor e também a direção dos raios de luz.

fotografia-de-campo-de-luz-plenoptica
Representação gráfica de uma matriz de microlentes

Este arranjo de sensor convencional + matriz de microlentes também pode ser chamado de “sensor de campo de luz” (light field sensor).


Benefício de usar uma câmera de campo de luz (light field camera ou câmera plenóptica)

O benefício de utilizar uma câmera de campo de luz é conseguir ampliar a profundidade de campo sem precisar fechar o diafragma da lente. Com isso, mais luz passa para o sensor, o tempo de exposição permanece curto e a sensibilidade ISO também pode ficar reduzida. Com isso o ruído da fotografia é minimizado e a nitidez da imagem ampliada.

A câmera de campo de luz pode ser especialmente útil para macrofotografia. Como a profundidade de campo de uma fotografia macro é extremamente pequena, tirar uma única fotografia e conseguir ver todos os elementos em foco é como um sonho realizado para muitos dos fotógrafos de macro.

Além disso, esta câmera também permite fazer fotografias e filmes em 3D.


Problemas da fotografia de campo de luz

Como esta é uma tecnologia relativamente recente, não há muitas opções de programas de pós-produção.

Além disso, as fotografias geradas têm menos pixels do que as fotografias geradas por câmeras convencionais. Isto é por causa da matriz de microlentes.


Operação de uma câmera de campo luz (plenóptica)

Usar uma câmera de campo de luz é muito simples: é como operar uma câmera digital compacta. Basta o clique de um botão para fotografar. A diferença é que não precisa focar – nem a câmera nem a lente precisam ter mecanismos de foco.

Para seu funcionamento, este tipo de câmera requer que uma abertura constante do diafragma (f/stop) seja mantida.


Conclusão

Com todo o avanço tecnológico, com sensores mais densos de pixels e poder de processamento aumentando a cada dia, as câmeras de campo de luz vão ficar cada vez mais poderosas e potencialmente mais baratas.

Além disso, a fotografia de campo de luz tem o potencial de revolucionar a forma como fotografamos e nos comunicamos, influenciando até mesmo na maneira como as câmeras tradicionais serão feitas num futuro próximo. Por fim, todos nós sairemos ganhando com estes novos métodos de fazer fotografia.


Publicado por Câmera Neon em 2014-09-27 23:27:29. Última atualização em . [sc:end2 ]

Visitado 1,728 vez(es), 1 visita(s) hoje