Câmera de ação e aventura para esporte

[sc:script ]

Câmera de Ação e Aventura para Esporte

Conteúdo


Introdução

cc licensed ( BY-NC ) flickr photo shared by Martin

Recentemente, foi lançado no mercado um novo conceito de câmeras: as câmeras de ação e aventura (também conhecidas como câmera de esporte). A um custo relativamente acessível, foram abertas possibilidades incríveis de fotografias e vídeos para amadores e profissionais.

Uma das linhas mais conhecidas é a GoPro HERO. Apesar de ser a mais famosa, ela não é a única. Outras câmeras como a  Midland XTC, Sony HDR, JVC Adixxion, Drift Ghost, Garmin VIRB e Multilaser estão no mercado apenas esperando um fotógrafo destemido para a sua próxima aventura.


Quando comparadas a outros tipos de câmera, as câmeras de ação e aventura têm características únicas, como:

  • tamanho compacto;
  • baixo peso;
  • alta resistência a impactos, poeira e extremos de temperatura;
  • são à prova d’água.

Por tudo isso, estas câmeras de aventura têm servido para capturar cenas incríveis em localidades e ângulos nunca antes tão facilmente acessíveis por uma câmera.

Por estas câmeras serem extremamente compactas e leves, é possível acoplá-las em diversos objetos ou locais, tanto em movimento quanto imóveis. Assim, as mãos do fotógrafo ficam livres para ele fazer o que quiser. Prenda junto ao seu corpo, em bicicletas, pranchas de surfe, carros, motos, barcos, helicópteros, e até em animais de estimação! Pense em um uso inusitado e estas câmeras estarão dispostas a encarar o desafio.

As lentes das câmeras de ação são do tipo primárias, quase olho-de-peixe. O ângulo de visão é amplo (até 170°) e a distância hiperfocal é próxima, garantindo foco em objetos próximos ou distantes sem precisar de ajustes. O lado negativo é que, por causa deste grande ângulo de visão, as imagens sofrem distorção tipo barril (infladas no centro). Contudo, isto pode ser corrigido com facilidade no pós-processamento.

Pela sua simplicidade extrema, estas câmeras são um pouco limitadas e bastante automatizadas. Assim, não são permitidos os ajustes básicos que uma DSLR permitiria, como abertura (f/stop), foco e ajuste fino da sensibilidade ISO. Mas isto não é um grande problema, já que seu potencial criativo não se encontra em alterar configurações, mas sim nas possibilidades quase ilimitadas de locais onde elas podem funcionar.

É de se esperar que as câmeras de ação sejam colocadas à prova nas condições mais desafiadoras. Por isto, apesar de serem simples, elas têm um software de processamento interno e mecanismos diversos para reduzir a vibração das imagens produzidas.

Uma outra função bem interessante das câmeras de ação é a possibilidade de se fazer vídeos de time-lapse (sequência de fotografias quadro-a-quadro). Veja um exemplo:


Vídeos inspiradores para fotógrafos

Para se inspirar, encontre abaixo um vídeo de apresentação de cada uma das câmeras de aventura citadas.


GoPro HERO


Midland XTC


Sony HDR


JVC Adixxion


Drift Ghost


Xtrax HD Camera


Garmin VIRB


Considere antes de comprar

  • Procure saber a resolução máxima da câmera tanto para filme quanto para fotos. Por exemplo, câmeras 4K são mais caras do que as full HD, que por sua vez são mais caras do que as 720p.
  • Para acoplar as câmeras de ação aonde quer que seja, os fabricantes vendem suportes específicos, que podem ser relativamente caros. Considere o custo extra destes suportes.
  • Geralmente estas câmeras não são vendidas com cartão de memória. Em muitos casos, os cartões compatíveis são menores que os de tamanho padrão (miniSD), além de ser necessário que tenham capacidade de fazer filmes de muitos quadros por segundo (maior frequência dos que os usuais 24 quadros por segundo).
  • Algumas destas câmeras não vêm com uma tela embutida para visualizar a foto (ou vídeo) na hora que foi tirada. Isto é para ajudar a reduzir o seu tamanho e deixá-la mais versátil e operável em condições mais extremas. Pesquise antes de comprar para ver se a tela é um acessório à parte.
  • Veja também se a câmera já vem com controle remoto. Em alguns casos, apesar de não vir com controle, as câmeras têm aplicativos que permitem o controle a partir de um smartphone.
  • Se você pretende usar a câmera debaixo d’água, procure saber a profundidade máxima que a mesma pode ir. Os modelos variam, e muito.
  • Veja também as opções de conexão com e sem fio da câmera a telefones, tablets ou computadores.

Publicado por Câmera Neon em 2014-03-30 19:08:17. Última atualização em . [sc:end2 ]

Visitado 2,324 vez(es), 1 visita(s) hoje