Fotografia low key e high key: significado e tradução

[sc:script ]

Conteúdo


O que é fotografia High key ou Low key – tradução

Em fotografia, o termo “key light”, também conhecido como “main light”, refere-se à fonte de luz principal.

Quando se ouvem os termos “high key” ou “low key”, podemos entendê-los como alta (high) ou baixa (low) iluminação – iluminação forte ou fraca, dando origem ao uso dos mesmos para classificar fotografias mais claras ou mais escuras.

O que é Fotografia Low key e High key

Portanto, fotografias mais escuras podem ser chamadas de low key e fotografias mais claras, de high key.


Fotografia Low key – significado

histograma-fotografia--low-key-

Diz-se que uma fotografia é low key quando tem predomínio de tons abaixo do cinza médio, ou seja, a maior parte deles são formados por sombras e pretos. O histograma RGB da imagem low key tem pixels concentrados no extremo esquerdo e podemos constatar isto pelas fotos, que são de fato predominantemente escuras.

As imagens low key passam diversas sensações, sendo associadas, em geral, às seguintes ideias:

drama – mistério – formalidade – moderação – sobriedade – discrição – melancolia – rigidez – intimidaçãoetc

Este é um assunto muito subjetivo, que depende da opinião tanto do fotógrafo quanto do(s) observador(es). A lista pode crescer de acordo com a imaginação de cada um.

Fotos subexpostas e com pretos estourados também podem ser consideradas low key, mas cuidado para não estourar demais o preto em regiões importantes da imagem. Escolha bem a área que será subexposta e certifique-se de que o objeto principal da sua fotografia tenha iluminação suficiente.

Veja exemplos de fotografias low key a seguir.


Fotografia High key – significado

histograma-fotografia--high-key-

Fotografias high key têm predomínio de tons acima do cinza médio, sendo a maioria deles formados por destaques (luzes) e brancos – ou seja, as imagens são bem claras. O histograma RGB da imagem high key tem a maioria dos pixels no lado direito.

As imagens high key passam diversas sensações, sendo associadas, em geral, às seguintes ideias:

energia – pureza – sonho – delicadeza – imaterialidade – leveza – otimismo – alegria – positividade – vazio – amplitudeetc

Este também é um assunto muito subjetivo, que depende da opinião tanto do fotógrafo quanto do(s) observador(es). A lista pode crescer de acordo com a imaginação de cada um.

Fotos superexpostas e com brancos estourados também podem ser consideradas high key, mas fique atento para não estourar o branco em muitas áreas da imagem e perder informações importantes. Preste sempre atenção no objeto principal da sua fotografia.

Veja a galeria abaixo com exemplos de fotografias high key.


Fotografia Average key – significado

histograma-fotografia--average-key-

As fotografias com predominância de meios-tons também têm seu nome: average key. Pelo histograma RGB, podemos notar que a maior parte dos pixels de uma imagem average key se concentra no centro, ou seja, na região dos meios-tons. As imagens average key em geral têm baixo contraste, tons mais pastéis (menos vivos), e tem poucas sombras e tons de preto, assim como poucas luzes e tons de branco.

Exemplo de imagem average key:


Considerações finais – o que fazer – certo e errado

Não existe certo ou errado para uma fotografia ser considerada bem exposta. Tudo depende do fotógrafo e da mensagem que ele quer passar ao público. Por exemplo, alguns preferem um estilo de fotografia de alto contraste e, portanto, não acham atraentes imagens tipo average key, enquanto outros gostam exatamente do contrário.

Muitas vezes imagens low key e high key são frutos da iluminação ambiente: é tecnicamente difícil fazer uma imagem high key em um ambiente escuro (iria depender de ISO alto e/ou de longos tempos de exposição). O mesmo é válido para imagens low key: é difícil conseguir fazer uma imagem escura em um ambiente extremamente claro (iria depender de uma velocidade de obturação muito rápida, talvez de um filtro de densidade neutra e/ou um ISO muito baixo).

Fotografias low key e high key dependem também do plano de fundo e dos objetos fotografados. Por exemplo, um retrato com um fundo branco ou contra a luz tem a tendência de ser uma fotografia high key, enquanto um retrato com fundo preto tende a ser uma fotografia low key.

É importante notar também que imagens low key podem ter tons claros/brancos – porém os que predominam são os escuros/pretos. O oposto serve para as imagens high key – elas podem ter tons escuros/pretos, mas nelas predominam os brancos/claros.

No fim das contas, cabe ao fotógrafo identificar e executar a fotografia para que ela fique dentro do seu estilo e padrões estéticos do seu público-alvo. Para formar o seu próprio estilo, experimente técnicas de fotografia variadas e pesquise referências no trabalho de outros fotógrafos.

Fotômetro e cinza 18%

Lembre-se que o objetivo do fotômetro da sua câmera é que a fotografia tenha uma exposição geral média, e esta exposição equivale exatamente a um tom médio de cinza (que reflete de 12 a 18% da luz, dependendo da câmera). Por isto, nos casos de fotografias low key – onde há a predominância de tons escuros/pretos -, a fotografia pode sair superexposta e nos casos das high key, a fotografia pode sair subexposta. Para entender melhor o assunto, visite: Cinza 18% – Cinza médio ou neutro na fotografia


Publicado por Câmera Neon em 2015-03-04 19:49:32. Última atualização em . [sc:end2 ]

Visitado 3,392 vez(es), 3 visita(s) hoje