Magnificação de Imagens e Taxa de Reprodução

[sc:script ]Conteúdo


Introdução – o que é

Macrofotografia; macro; macrophotography; moeda; coinEm fotografia, taxa de reprodução é um termo técnico utilizado para definir o tamanho da imagem de um objeto quando comparado ao tamanho real deste mesmo objeto. A mesma definição se aplica para magnificação lateral. Por exemplo:

  • Se ao fotografar uma moeda de 20 milímetros de diâmetro a sua imagem projetada no sensor tiver também 20mm, a taxa de reprodução é 1:1 e a magnificação lateral da imagem é 1x (ou seja, mesmo tamanho).
  • Se a imagem desta moeda de 20mm projetada no sensor for de 10mm, a taxa de reprodução é de 1:2, ou seja a magnificação lateral é de 0,5x (metade do tamanho).

Veja a sequência de três fotos a seguir para comparar diferentes magnificações / taxas de reprodução:

Fotografias produzidas com uma taxa de reprodução de 1:1 (magnificação de 1x) são classificadas como macrofotografias.

Para simplificar, deste ponto em diante, todas as vezes que você ler magnificação neste artigo, entenda como magnificação lateral.


O que influencia a magnificação e a taxa de reprodução de uma imagem

Para conseguir maior magnificação de imagens e elevar a taxa de reprodução, os seguintes fatores irão ter influência direta:

1- Proximidade do objeto à lente: Quanto mais próximo o objeto estiver da lente, maior é a taxa de reprodução e, portanto, maior a magnificação da sua imagem.
Assista ao vídeo abaixo para compreender melhor.

 

2- Distância entre o centro focal da lente e o sensor: Quanto maior a distância entre o centro focal da lente e o sensor da câmera, maior será a magnificação da imagem (princípio de funcionamento dos foles de macro e dos tubos de extensão).
Clique nas fotos de exemplo para ampliá-las.

.


O fator de corte não afeta a magnificação ou taxa de reprodução

Apenas como esclarecimento, a magnificação depende da lente e não da câmera.

Isto significa que se utilizarmos uma lente em uma câmera full frame ou em uma câmera de sensor APS (cropado), as magnificações das imagens geradas com esta lente serão as mesmas.


Como medir a magnificação

Com diversas opções de equipamentos para macrofotografia em um orçamento apertado, saber exatamente qual é a magnificação proporcionada pelos acessórios instalados na sua câmera ou lente não será simples. A forma mais fácil e que dará melhor resultado está descrita a seguir. Basicamente você vai tirar uma fotografia de uma régua e medir quantos milímetros são enquadrados. Veja o passo-a-passo.

Você vai precisar de:

câmera

+ lente

+ acessório de macrofotografia (tubo de extensão, lente de close-up etc)

+ régua

1- Instale o acessório de macrofotografia na sua câmera. Depois, ajuste a lente para a posição de foco mais próximo e abra o diafragma no máximo.

É recomendável abrir o diafragma ao máximo para que a profundidade de campo seja reduzida e a régua fique completamente em foco.

2- Foque na régua na vertical ou horizontal.

É importante que a régua esteja na horizontal ou vertical para o cálculo da magnificação ser exato.

3- Depois de focar, tire uma foto da régua e, na foto, conte quantos milímetros apareceram enquadrados.

Não conte quantos milímetros foram enquadrados através do visor antes de bater a foto. Alguns visores podem ocultar uma parte da imagem, não sendo possível ver tudo da régua que apareceria na foto.

4- Compare quantos milímetros foram enquadrados com a largura (régua na horizontal) OU altura (régua na vertical) do sensor da sua câmera: divida a largura (ou altura) do sensor, em milímetros, pelo número de milímetros enquadrados.

Exemplo:
Macrofotografia; macro; macrophotography; régua

Foto tirada com uma Nikon D3100, lente de 50mm e tubo extensor de 55mm
Largura do sensor = 23,6mm
Milímetros enquadrados = 17mm
Magnificação = 23,6/17=1,388x

 

A lógica é simples. No exemplo acima, a câmera enquadrou menos milímetros do que a largura do sensor, então ela está amplificando a imagem do objeto para um tamanho maior do que o real.

Já no caso oposto, se a câmera enquadrasse mais milímetros da régua em uma foto do que a largura do sensor, isto significa que a taxa de reprodução seria menor do que 1:1.


Magnificação em fotografia – Equação e análise gráfica

A seguinte equação de lentes é válida para calcular a magnificação de uma imagem:

Distância ótica não é uma distância real. Isto significa que pode apresentar dimensões não mensuráveis na vida real. Por exemplo, para uma magnificação de 1x (macro), o valor de di precisa ser igual a zero.

O gráfico a seguir mostra valores de magnificação versus distância para o objeto em foco.

Clique no gráfico para abri-lo em uma nova página.

0119-Gráfico-magnificação-4-lentes-

Com uma análise detalhada da equação de magnificação e também do gráfico, podemos observar 5 pontos relevantes:

1- Quanto mais afastado o objeto estiver da lente, menor é a magnificação da sua imagem.

2- A magnificação máxima ocorre na distância de focagem mínima da lente.

3- Lentes que não são de macro geralmente apresentam uma magnificação máxima inferior a 0,2x (ou seja, o tamanho da imagem produzida no sensor da câmera é pelo menos 5x menor do que o tamanho do objeto real).

4- Quanto maior a distância focal da lente, maior é a sua capacidade de magnificar objetos distantes.

5- A relação entre a magnificação de lentes primárias de distâncias focais diferentes é aproximadamente linear: Em uma dada distância para um objeto em foco, a magnificação de uma lente de 50mm é praticamente a metade da magnificação de uma lente de 100mm e praticamente 1/8 se comparada a uma lente de 400m. Veja a tabela abaixo:

Lente (Nikon) Taxa de reprodução
de um objeto focado a 3m
50mm f/1.8D 1:56,2
105mm f/2.0 Telefoto 1:28
400mm f/2.8 Telefoto 1:6,58

 

Link relevante para applet da Universidade de Stanford: Gaussian Lens Formula


Publicado por Câmera Neon em 2014-08-10 22:05:00. Última atualização em . [sc:end2 ]

Visitado 6,460 vez(es), 1 visita(s) hoje