Simulador de Câmera Fotográfica Profissional DSLR

Exercite seu conhecimento de fotografia com este simulador de câmera DSLR.

Controle a iluminação, a distância ao objeto, a distância focal, a abertura (f/stop), a velocidade do obturador e o ISO.

Use variadas combinações e aprenda mais sobre cada uma das configurações da sua câmera.


Acesse o simulador em: CameraSim


Clique nos títulos abaixo para abrir um breve texto sobre cada um.

1 - Iluminação

O fator mais importante de qualquer fotografia é a luz disponível no ambiente onde o fotógrafo está. É a iluminação do ambiente que determina a maior parte das configurações da câmera.

Opções disponíveis no simulador: na ordem da luz mais forte para a mais fraca, escolha dentre as seguintes: Ensolarado – sol predominante – parcialmente nublado – nublado – interna brilhante – interna fraca. Perceba como quanto mais fraca a luz, maiores terão que ser os valores da sensibilidade ISO e do tempo de exposição e menor deverá ser a abertura para compensar a exposição.

2 - Distância

A distância representa o quão perto ou longe o fotógrafo está do objeto principal da fotografia. É como se o fotógrafo estivesse se aproximando ou se distanciando do objeto, dando passos para mais perto ou mais longe.

Opções disponíveis no simulador: 1 a 3 metros.

3 - Comprimento focal (Distância focal)

A distância focal é escolhida quando se gira o anel de zoom da sua câmera. O valor da distância focal está relacionado ao ângulo de visão do fotógrafo. Quanto menor o valor da distância focal, maior o ângulo de visão. Os menores valores de distância focal possíveis estão nas lentes olho de peixe, que têm um máximo de 16mm. Com essas lentes, o fotógrafo consegue ter uma visão bem ampla do ambiente onde está. Lentes com maiores valores de distância focal têm um ângulo de visão mais limitado.

Opções disponíveis no simulador: de 18mm a 55mm. Perceba como a combinação entre uma curta distância ao objeto e a distância focal mais alta diminuem o campo de visão do fotógrafo, focando mais na menina. Já quando o fotógrafo se afasta mais e usa uma baixa distância focal, a fotografia é mais ampla, mostrando não só a menina, como também o ambiente onde ela está.

4 - Modo

▪ Prioridade de Abertura – neste modo, a câmera será automaticamente configurada para a melhor velocidade do obturador de acordo com a abertura do diafragma e o ISO que o fotógrafo escolher.

▪ Prioridade de Velocidade – neste modo, a câmera será automaticamente configurada para a melhor abertura (f/stop) de acordo com a velocidade do obturador (tempo de exposição) e o ISO que o fotógrafo escolher.

▪ Manual – neste modo, você escolhe as três configurações do triângulo de exposição (ISO, abertura e velocidade do obturador). É no modo manual que o fotógrafo tem a possibilidade de exercitar ao máximo seu poder criativo. Procure utilizar o modo manual sempre que possível, não só neste simulador, mas principalmente na vida real.

5 - ISO

O valor do ISO se refere à sensibilidade do sensor à luz. Em geral, quanto menos luz disponível, maior o ISO deve ser para que a foto fique perfeitamente exposta. Procure utilizar um valor de ISO o mais baixo possível para a situação em que você está, pois dessa forma a foto terá uma melhor nitidez. Quanto mais alto o valor do ISO, mais ruído (ou granulação) terá a fotografia.

Opções disponíveis no simulador: de 100 (baixo) a 6400 (alto). Perceba como um menor ISO exige uma abertura ou tempo de exposição maiores, para que a luz consiga passar pela lente e chegar ao sensor. Por outro lado, um ISO maior permite menores valores de abertura e de tempo de exposição. Veja também como um maior ISO, por mais que flexibilize as configurações da sua câmera, deixa a imagem final granulada e com nitidez reduzida.

6 - Abertura (f/stop)

O tamanho da abertura do diafragma pode ser aumentado ou diminuído, para se controlar o quanto de luz deve entrar para o sensor. A abertura é medida por números como f/2.8 (maior abertura) e f/22 (menor abertura). Quando se altera a abertura, altera-se também a profundidade de campo (área focada). Quanto menor a abertura, maior profundidade de campo, ou seja, maior a área com foco. Aberturas menores são mais usadas para paisagens, por exemplo, quando se tem diversos planos, e todos são importantes, devendo ser igualmente focados. Quanto maior a abertura, menor a profundidade de campo, ou seja, o foco se torna seletivo. Esta é uma boa opção para retratos, por exemplo, quando o fundo não é importante e então fica desfocado, trazendo mais importância para a pessoa que está sendo fotografada.

Opções disponíveis no simulador: a máxima abertura é de f/2.8 e a mínima é de f/22, podendo ser escolhidos outros valores entre esses dois. Repare como uma maior abertura deixa o plano de fundo desfocado, e uma abertura menor deixa todos os planos focados.

7 - Obturador (Velocidade do obturador ou Tempo de exposição)

A velocidade do obturador é o tempo em que o obturador ficará aberto, permitindo que o sensor seja exposto à luz. Valores maiores de velocidade do obturador representam um tempo mais longo de exposição, permitindo o desfoque na fotografia de elementos que estão em movimento, e valores menores menos tempo, congelando a ação.

Opções disponíveis no simulador: de 1/4000 seg até um máximo de 1 segundo. Perceba como um tempo mais longo de exposição deixa a menina e o cata-vento desfocados, enquanto que um tempo mais curto consegue congelar o movimento dos dois. Um tempo médio congela apenas o movimento da menina, deixando o cata-vento desfocado.

8 - Tripé

O uso do tripé estabiliza a câmera fotográfica, evitando desfoques na fotografia. Uma regra geral: Procure utilizar um tripé sempre que a velocidade do obturador (tempo de exposição) for menor do que 1 sobre o dobro do número da distância focal. Ex: quando trabalhar com uma distância focal de 100mm, utilize um tripé para qualquer valor de velocidade do obturador menor do que 1/200s. Se a lente ou a câmera tiver redução de vibração (VR – sigla da Nikon) ou estabilização de imagem (IS – sigla da Canon), é possível segurar a câmera com as mãos com um tempo mais longo de exposição – o equivalente ao mesmo número de distância focal. Ex: para uma distância focal de 100mm, utilize um tripé para qualquer valor de velocidade do obturador menor do que 1/100s. Toda vez que tirar uma foto segurando a câmera com as mãos e um tempo de exposição não muito rápido, reveja a fotografia na tela de review e dê um zoom no objeto principal, para se certificar de que ele está perfeitamente focado.


Publicado por Câmera Neon em 19/Agosto/2014. Última atualização em 31.Neon

Visitado 22,110 vez(es), 3 visita(s) hoje