Sistemas de Cores RGB e CMYK

[sc:script ]

Conteúdo


Introdução

Vamos falar sobre as diferenças e características de dois importantes sistemas de cores: o RGB (relativo às cores-luz) e o CMYK (relativo às cores-pigmento).


RGB (Cores-luz)

O chamado RGB divide as cores que formam o pixel de uma imagem em 3: Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul) – daí a sigla. Cada pixel tem uma quantidade de luz nas cores vermelha, verde e azul para assim se ter a cor que você vê na tela da câmera, do computador, da tv ou de outros dispositivos cuja cor seja formada por luz. As cores RGB são aditivas, ou seja, as luzes são somadas para se formarem novos tons (usa-se o máximo possível de cada uma das 3, afinal não se gasta nada a mais se for usada mais luz de cada cor). A soma de todas as cores nesse sistema é o branco, sendo o preto a ausência de cores. Por quê? Se você iluminar uma parede com as luzes vermelha, verde e azul uma sobre a outra, você vai ver a cor branca! E se você tiver uma parede sem luz nenhuma, qual a cor da parede? Preta.



CMYK (Cores-pigmento)

O sistema CMYK divide as cores que formam o pixel de uma imagem em 4: Cyan (ciano ou azul claro), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) e Key ou BlacK (preto). Cada pixel tem um quantidade de cada um desses 4 pigmentos, e esse sistema é utilizado na indústria gráfica para a impressão de fotos, livros, revistas, cartazes, ou qualquer outro produto impresso (ou seja, as cores são formadas por pigmentos e tintas). As cores CMYK são subtrativas, e isso significa que as tintas são subtraídas para se formarem novos tons (usa-se o mínimo possível de cada uma das 4, nesse caso porque é mais econômico usar pouca tinta de cada cor). A soma de todas as cores nesse sistema é o preto, sendo o branco a ausência de cores. Quer entender melhor? Se você imprimir ou pintar as tintas ciano, magenta e amarelo uma sobre a outra, o papel vai ficar preto. E se você não imprimir nada nem passar tinta nenhuma no papel, ele fica branco…

 

Quando se fala em soma de todas as cores e ausência de cores, não dá para saber qual é preto e qual é branco se não se especificar o tipo de cor do qual se está falando: cor-luz ou cor-pigmento. Os dois casos são opostos.


Publicado por Câmera Neon em 2013-06-11 14:30:54. Última atualização em . [sc:end2 ]

Visitado 12,449 vez(es), 1 visita(s) hoje