Vinheta na Fotografia

[sc:script ]

Conteúdo

Vinheta na fotografia


Introdução

Tecnicamente falando, as vinhetas são produtos de erros ou imperfeições, produzidas por mau uso e/ou baixa qualidade do equipamento fotográfico. Por outro lado, para muitas pessoas, as vinhetas podem ser consideradas um charme essencial na fotografia.

Cada fotógrafo tem a sua própria opinião e vinhetas podem ou não fazer parte do seu estilo.

Clique nas fotos de exemplo para ampliá-las e ler as legendas.

Antigamente, a qualidade ótica das lentes e das câmeras fotográficas era limitada. Por causa disso, a quantidade de luz que atingia o centro do filme era notavelmente superior à que atingia os cantos – e isso causava o efeito de vinheta.

Hoje em dia, é muito comum se adicionar (ou acentuar) as vinhetas em softwares de pós-processamento de imagens, além de se reduzir a saturação de cores – tudo para se criar um estilo de fotografia que nos remete ao passado.

A vinheta, quando bem usada, também pode ajudar a guiar os olhos do observador para o que importa na fotografia, destacando o objeto principal.

Esta página não foi criada para discutir opiniões, mas sim para mostrar informações como o que são vinhetas, suas funções em uma fotografia e também para ensinar dicas para evitar vinhetas em fotografias.


O que são vinhetas e como são formadas

Vinhetas são as áreas escurecidas, desfocadas e/ou dessaturadas apenas nas extremidades de uma fotografia. As vinhetas escurecidas são as mais comuns, pois ocorrem naturalmente e sua intensidade depende do equipamento utilizado pelo fotógrafo.

Também existem vinhetas claras, que são raramente formadas naturalmente. Uma forma de provocá-las é utilizando um filtro de densidade neutra graduado no centro – outra forma é adicioná-las no pós-processamento da fotografia.

Dependendo do porquê da sua formação e da abertura do diafragma da câmera, as vinhetas podem ter uma transição graduada de claro para escuro ou uma transição abrupta, com uma linha claro-escuro claramente definida.

Clique nas fotos de exemplo para ampliá-las e ler as legendas.


Bloqueio de luz

As vinhetas podem ser formadas pelo uso inadequado de para-sóis (se o modelo não for compatível com a lente, ou se colocado em posição incorreta ou, ainda, se mal dimensionado), assim como pelo uso de teleconversores e filtros. Além disso, podem ser acentuadas por múltiplos filtros sobrepostos.

vinheta; vinheta na fotografia; como tirar fotografia; curso online de fotografia grátis; curso de fotografia;
flickr photo by Diego Juliano

Qualidade e arranjo ótico

Comparadas com as lentes antigas, as modernas têm um design mais robusto, o que causa menos escurecimento nos cantos da fotografia. Dependendo da qualidade e do arranjo dos elementos internos da lente, a intensidade de luz que atinge o sensor é maior no centro do que na periferia. Ou seja, quanto maior a qualidade de uma lente e de seus elementos internos, menos vinheta ela produz.


Ângulo de incidência de luz

O ângulo de incidência de luz no sensor também pode causar a vinheta. Isto ocorre porque os sensores captam com mais eficiência a luz que incide perpendicularmente em sua superfície.

vinheta; vinheta na fotografia; como tirar fotografia; curso online de fotografia grátis; curso de fotografia;

Normalmente, a luz que atinge as extremidades do sensor, além de ser mais escassa, incide em determinado ângulo não perpendicular, o que tende a acentuar a vinheta. Para entender melhor, veja a animação no item a seguir.

Este problema é mais notável com lentes antigas. Isto ocorre porque o design das lentes vem sendo aprimorado ao longo dos anos, e as mais novas geralmente guiam os raios de luz de forma que a incidência de iluminação em ângulo não perpendicular seja minimizada.


Esquema geral

Veja a animação abaixo com um esquema simplificado de como a vinheta é formada nas fotografias.
vinheta; vinheta na fotografia; como tirar fotografia; curso online de fotografia grátis; curso de fotografia;

Note como o centro do sensor recebe maior incidência de luz do que a periferia e como o degradê é radial, formando um círculo sobre o sensor retangular.

Note também o ângulo de incidência da luz na periferia do sensor.


Como e para que as vinhetas são utilizadas na fotografia

As vinhetas são bastante utilizadas hoje em dia para adicionar um efeito artístico, deixando a fotografia com ar de antiga.

No século XIX, era comum se produzir manualmente vinhetas claras em retratos, na hora de se revelar o filme. Veja um exemplo abaixo.

cc licensed ( BY NC ) flickr photo shared by Nancy

A aplicação principal de vinhetas é trazer ênfase para o centro da fotografia. Ao escurecer/clarear os cantos e/ou dessaturá-los, o fotógrafo automaticamente guia o olhar do observador para o centro da imagem. Por causa disso, a vinheta funciona melhor com composições simétricas do que com arranjos que seguem a regra dos terços (sem um sujeito no centro).

Apesar de não haver nenhuma regra quanto a isso, vinhetas tendem a ser mais utilizadas em retratos, como pode-se notar ao se pesquisar fotos antigas.


Vinhetas dependem da combinação lente+câmera

Lentes podem apresentar desempenhos diferentes em diferentes corpos de câmera.

Se uma lente projetada para operar em uma câmera full frame for instalada em uma câmera DSLR semiprofissional de sensor APS, ela vai gerar imagens com pouca vinheta. Se esta mesma lente for instalada em uma câmera full frame, as imagens geradas apresentam mais vinheta.

Por outro lado, se uma lente projetada para operar em uma câmera de sensor APS for instalada em uma câmera full frame, as fotografias geradas terão fortes vinhetas.

Veja abaixo um vídeo que mostra o efeito de vinheta causado pelo uso de lentes projetadas para operar em câmeras de sensores cropados sendo utilizadas em uma câmera full frame. No caso, uma lente Nikor VR18-55mm com e sem um teleconversor 0.42x e, logo após, uma lente Nikor VR55-300mm em um corpo Nikon D800.

No site da DXO Labs, pode-se ter acesso a resultados de testes laboratoriais independentes em combinações variadas de lentes + corpos de câmera.

O link a seguir é da página de teste de uma Nikkor 24-70mm f/2.8 em uma Nikon D800. Mude o corpo da câmera selecionado para observar como os valores de vinheta (vignette) variam.
Lente Nikkor 24-70mm f/2.8 em câmera NikonD800

Ao analisar este site, é interessante notar que mesmo lentes fabricadas para câmeras full frame, quando utilizadas em diferentes corpos de câmeras full frame, apresentam diferentes resultados de vinheta.


Como evitar a formação da vinheta em fotografias (ou diminuir)

1 – Utilize o para-sol indicado pelo fabricante da lente ao invés de para-sóis genéricos.

2 – Se for utilizar algum filtro, dê preferência a utilizar filtros de perfil baixo (mais finos).

3 – Ao sobrepor filtros ou utilizar teleconversores, escolha uma distância focal mínima que evite o bloqueio de luz. Dê zoom até o ponto que o filtro sobreposto não apareça na fotografia – esta é uma solução para evitar recortar a foto no pós-processamento.

4 – Em lentes de zoom, considere reduzir/minimizar a utilização dos limites mínimo e máximo de distância focal (menor e maior zoom).

5 – Em lentes de zoom, evite utilizar as maiores aberturas do diafragma, pois estas, geralmente, levam a vinhetas mais acentuadas por toda a faixa de distâncias focais. Fotografar com o diafragma menos aberto leva a menores efeitos de vinheta na fotografia – mas cuidado com o limite de difração.

Se as dicas acima não funcionarem para o seu conjunto corpo de câmera+lente, as vinhetas podem ser removidas ou atenuadas em softwares de pós-processamento de imagens, como o Lightroom ou o Photoshop. Eles permitem ao fotógrafo fazer correções de acordo com a lente utilizada na fotografia sendo tratada. Lembre-se que fotografias RAW têm possibilidades de edição muito maiores do que JPEG. Veja a imagem abaixo.

vinheta; vinheta na fotografia; como tirar fotografia; curso online de fotografia grátis; curso de fotografia;

Em Correções da lente > Perfil, marque a opção “Ativar correções de perfil” e escolha a marca e o modelo da lente que foi usada. Só por fazer isto, a vinheta já diminui. Em seguida, caso necessário, deslize a barra Vinheta para a esquerda para diminuir a sua intensidade, ou para a direita para aumentá-la. Note que, em Correções da lente, um arquivo RAW será muito mais alterado do que um JPEG – além disso, com arquivos RAW, a lista de lentes é muito maior.
*  *  *
Para adicionar vinhetas, use a aba Efeitos, e deslize as barras Intensidade, Ponto médio, Arredondamento, Difusão e Realces de acordo com o efeito desejado.

Popularização da vinheta

Com as câmeras em telefones celulares e cada vez mais pessoas praticando iPhoneography, aplicativos de tratamento (pós-processamento) rápido de imagens com pré-configurações diversas ficaram extremamente populares.

Estes aplicativos oferecem diversas opções que enfatizam e adicionam vinhetas em fotografias, para em seguida serem postadas em redes sociais.

Os dois aplicativos abaixo ajudaram significativamente a popularizar a vinheta e seu uso nas fotografias que vemos no nosso dia-a-dia online.


Publicado por Câmera Neon em 2014-01-15 17:55:14. Última atualização em . [sc:end2 ]

Visitado 10,313 vez(es), 3 visita(s) hoje