Cuidados com a câmera fotográfica em condições adversas

[sc:script ]Conteúdo


Introdução

cuidados; câmera; fotográfica; máquina; digital; profissional; temperatura baixa; temperatura alta; temperaturas; altas; baixas; viajar; viagem; viagens; viajando; lugares; quentes; frios; calor; como cuidar; bateria; cartão de memória; dicas; chuva; areia; molhou; molhada; água; umidade; tempo seco; tempo úmido; eletricidade estática

Quem nunca sonhou em visitar as Pirâmides do Egito, ou alguma praia do Caribe, ou ainda uma montanha nos Alpes, toda cheia de neve? São sugestões maravilhosas de lugares para ver e, claro, fotografar! O interessante é que todos estes 3 lugares citados têm algo em comum: são locais de temperatura e umidade extrema, e de condições não muito favoráveis para fotografar.


Dicas gerais – quando não usar a câmera fotográfica

Quando estamos viajando, muitas vezes nossa intenção é registrar a viagem tirando fotos em todos os momentos. Não queremos perder nenhum deles! Porém é bom frisar que há horas em que o ideal é guardar a câmera ao invés de usá-la. Veja a seguir quando não é bom usar a câmera:

chuva – água salgada, maresia forte ou ondas batendo por perto – vento e areia – vento e poeira – tempestades de areia

Para estes momentos, prefira usar uma câmera à prova d’água, ou uma descartável.

Se não puder evitar usar a câmera nestas condições:

  • Procure ficar em áreas cobertas e protegidas.
  • Se precisar, use um guarda-chuva e/ou uma capa de chuva (que podem proteger você e a câmera não só da chuva, mas também de ventos fortes, do sol, etc).
  • Coloque a câmera dentro de uma sacola plástica, ou uma capa à prova d’água. Dentro de um plástico, a foto pode não sair com o foco perfeito, mas pelo menos você vai garantir que a câmera continue sendo capaz de tirar fotos depois.
  • Use um para-sol para proteger a lente em todos os casos.
  • Um filtro UV pode ajudar a evitar arranhões na lente provocados por areia/poeira.
  • Limpe os filtros e a câmera imediatamente após o uso.
  • Não abra a câmera para trocar baterias, cartões de memória ou lentes. Só faça este tipo de troca em locais cobertos e protegidos.

Molhou a câmera?

cc licensed ( BY SA ) flickr photo shared by Jim Makos
cc licensed ( BY SA ) flickr photo shared by Jim Makos

Todos sabemos que é bom evitar molhar a câmera e as lentes fotográficas, mas é algo que pode acontecer eventualmente.

  • Se molhar um pouco com água doce: para secar o equipamento, passe um pano seco.
  • Se molhar um pouco com água salgada: passe um pano levemente úmido para tirar o sal e depois um pano seco.
  • Se molhar muito: deixe a câmera desligada, remova a bateria, o cartão de memória e lente e procure a assistência técnica.

Viajando para lugares de temperaturas extremas e de umidade alta e baixa

A câmera e o equipamento fotográfico se comportam de forma diferente do normal quando em lugares de temperaturas extremas, tanto alta quanto baixa, e umidades extremas. Veja abaixo alguns exemplos de cuidados a serem tomados:

  • Lugares frios (de temperaturas baixas) exigem alguns cuidados especiais para que as baterias da sua câmera não descarreguem rapidamente (dentre outros);
  • Em lugares quentes (de temperaturas altas), tome cuidado para que a câmera não esquente demais;
  • Lugares de umidade alta (tempo úmido) são um ambiente propício para a criação de fungos no equipamento fotográfico;
  • Em lugares de umidade baixa (tempo seco) há eletricidade estática no ar, que pode causar um choque no cartão de memória e consequentes perdas de arquivos de fotos.

Para muitas outras dicas de como cuidar de seu equipamento fotográfico quando você for viajar para locais de frio ou de calor, ou de umidade baixa ou alta, veja as páginas abaixo. Visite cada uma de acordo com a viagem fotográfica que você estiver planejando para saber cuidados com sua câmera e lentes fotográficas.


Publicado por Câmera Neon em 2015-06-15 16:51:47. Última atualização em . [sc:end2 ]

Visitado 2,153 vez(es), 1 visita(s) hoje