Cuidados com equipamento fotográfico – umidade alta e baixa

[sc:script ]Conteúdo



Cuidados-com-a-câmera-umidade-alta-umidade-baixa-

Introdução

Viajar para lugares de tempo seco (umidade baixa) e de tempo úmido (umidade alta) com o seu equipamento fotográfico também exige cuidados com a sua câmera.

Em lugares de umidade alta, a sua câmera e lentes ficam sujeitas a fungos, e em lugares de umidade baixa, é preciso tomar cuidado com descargas de eletricidade estática em seu cartão de memória.

Vamos falar especificamente de cada extremo de umidade abaixo, mostrando como cuidar de sua câmera em cada caso.


Viajando para lugares de umidade alta – tempo úmido

Muito cuidado se você vai viajar para lugares de umidade alta – ou se você mora em um local assim. A umidade alta é um dos maiores inimigos das câmeras e lentes. Se seu equipamento fotográfico ficar muito tempo em lugares de tempo úmido, a umidade consegue achar uma forma de entrar por dentro dele, podendo afetar os circuitos eletrônicos da câmera e os motores de zoom das lentes. Isso pode levar à criação de um ambiente propício para a reprodução de fungos.

Se você tiver uma DSLR, evite trocar lentes quando sair do ar condicionado para um lugar de umidade alta. Se fizer isto, a umidade pode entrar e condensar na região que normalmente fica fechada da câmera e lentes. Em ambientes úmidos, guarde seu equipamento dentro de uma caixa hermeticamente fechada com sacolinhas de sílica.

Saiba mais sobre como evitar fungos em lentes e como armazenar seu equipamento fotográfico aqui: Fungos em Lentes


Cuidados com baterias em umidade alta

A umidade ideal sugerida para que se use a bateria da câmera é de no máximo 85%. Em locais mais úmidos do que isto, pode ser que ela não funcione perfeitamente.

Observação: valor aproximado. Para valores exatos, consulte o manual da sua câmera.


Viajando para lugares de umidade baixa – tempo seco

O clima seco geralmente está relacionado a locais muito frios ou locais afastados de lagos, mares e rios. Brasília é um exemplo de cidade que regularmente apresenta baixa umidade relativa no ar. Desertos e locais de altitude alta (incluindo aviões) apresentam este problema também. Ar condicionado e aquecedores também removem a umidade do ar em ambientes fechados.

Nesses lugares de umidade baixa, muitas vezes, uma leve brisa pode deixar objetos (ou até mesmo uma pessoa) carregados com eletricidade estática. O atrito com as moléculas de ar causa este carregamento com eletricidade estática. Nestes casos, é muito comum sentirmos um choque ao encostarmos em algum objeto ou pessoa, sendo algumas vezes possível até ver um pequeno raio, ou escutar um estalo.

E como a umidade baixa e o tempo seco podem interferir no funcionamento da câmera? O que acontece é que choques de eletricidade estática podem prejudicar o cartão de memória e corromper fotos salvas nele. Os cartões são preparados para aguentar algum nível de descarga de eletricidade estática, porém o ideal é não arriscar.

Por isto, nesta condição de tempo, antes de tocar no cartão, passe a mão em algum objeto metálico para que a eletricidade estática se descarregue neste objeto e não no cartão.

O computador também pode dar um choque no cartão, por isso, antes de colocar os dois em contato, descarregue a energia do computador encostando a mão nele.


Publicado por Câmera Neon em 2014-11-19 13:35:42. Última atualização em . [sc:end2 ]

Visitado 2,461 vez(es), 1 visita(s) hoje