Soprador para limpeza de câmeras – Air blower

[sc:script ]

Conteúdo


Introdução

O intuito deste artigo é mostrar como este acessório de limpeza funciona, exemplos e limite de aplicação e descrever informações suficientes para que um fotógrafo tenha base para saber escolher qual modelo de soprador comprar.
soprador; blower; limpeza de câmera; limpeza de lentes; como limpar câmera; como limpar lentes; limpeza de sensor da câmera; como limpar o sensor da câmera; hurricane blower


Como funciona o soprador

O soprador de ar é um item indispensável para a manutenção e a limpeza de câmeras e acessórios de fotografia. É um utensílio simples formado geralmente por uma bexiga, uma válvula de retenção e uma haste plástica com um orifício. Sopradores mais sofisticados podem ter um filtro de ar e uma válvula de retenção a mais na parte frontal para evitar sugar partículas pelo orifício frontal. Veja o esquema a seguir:

soprador; blower; limpeza de câmera; limpeza de lentes; como limpar câmera; como limpar lentes; limpeza de sensor da câmera; como limpar o sensor da câmera;

Quando a bexiga é pressionada, o ar empurra a válvula na parte traseira, fechando-a, e então é expelido pelo pequeno orifício frontal na haste plástica com uma velocidade alta o suficiente para soprar sujeiras para longe.

Ao deixar de ser pressionada, a bexiga se expande novamente, puxando o ar para dentro do soprador através da válvula traseira e do filtro (se o soprador tiver um).

Se o soprador tiver uma válvula de retenção frontal, esta é aberta quando a bexiga é pressionada, deixando o ar passar para a haste frontal. Esta se fecha quando a bexiga se expande, bloqueando a aspiração de ar pela frente.

soprador; blower; limpeza de câmera; limpeza de lentes; como limpar câmera; como limpar lentes; limpeza de sensor da câmera; como limpar o sensor da câmera;


Exemplos e limites de aplicação

O soprador é muito utilizado para limpeza leve de sensores e espelhos de câmeras. A limpeza é leve porque mesmo os sopradores maiores não têm a capacidade de retirar poeira, pólen e fungos que estejam grudados/colados na parte interna da câmera.

Fabricantes como Nikon e Canon autorizam a utilização de sopradores para limpeza periódica dos elementos internos das câmeras (espelho, obturador e sensor/filtro de passagem baixa), sem que se perca as garantias das mesmas.

O soprador não serve apenas para limpar o interior das câmeras – ele é ótimo também para a limpeza das partes externas. Remover grãos de areia e poeiras que ficam na frente do visor, das lentes e dos filtros é bem fácil. Mas isso só funciona para se remover partículas soltas ou levemente presas.

Veja abaixo um vídeo mostrando, em câmera lenta, como o soprador “empurra” o pó facilmente, além de mostrá-lo sendo desmontado.

Um grande diferencial do soprador é justamente evitar o toque durante a limpeza. Ao não tocar nos elementos de vidro da lente e no sensor da câmera eliminamos o risco de arranhá-los com partículas duras, além de deixar impressões digitais ou gordura das mãos.

O sopro de ar também tem a capacidade de limpar frestas geralmente inalcançáveis com um pano ou escova. Como por exemplo, a rosca frontal da lente e a rosca de filtros. É muito importante manter estas limpas para evitar danos ao rosquear filtros, principalmente se estiver fotografando na praia (ou outro ambiente com areia).

É importante trazer à atenção o fato de que o ar lançado pelo soprador é o mesmo ar do ambiente à sua volta, apenas ligeiramente filtrado (se o soprador tiver um filtro). O filtro não remove a umidade do ar! Portanto, se o ar entra úmido no soprador ele sairá igualmente úmido.


Cuidados e manutenção

Para garantir que o soprador dure mais e funcione melhor, as seguintes dicas devem ser seguidas:

▪ Nunca encoste a ponta do soprador na câmera/lente/sensor

Aproxime, mas mantenha a haste a uma distância segura para não encostar. Ao encostar, a eficiência do soprador diminui e também há o risco de arranhar a superfície sendo limpa.

▪ Evite guardar o soprador em local empoeirado ou aberto

Nesse caso, a poeira poderia acumular dentro da haste ou dos orifícios do soprador. E, quando ele fosse utilizado, ela seria soprada para locais indevidos ou a eficiência do filtro de ar (se o soprador tiver um) acabaria diminuindo.

▪ Evite deixar o soprador ao sol

Geralmente, os materiais do soprador são plásticos, silicones e borrachas que quando expostos aos raios ultravioleta e ao calor têm a sua vida útil reduzida. Isto aumenta o risco de que pedaços de borracha se soltem dentro da bexiga (e eventualmente sejam soprados no equipamento fotográfico).

▪ Evite utilizar em local empoeirado

Ao assoprar um ar empoeirado, você pode acabar levando poeira para dentro da câmera. O filtro de ar do soprador (se existente) não é muito eficiente e além disso pode se tornar ainda menos eficiente ao ser parcialmente bloqueado por partículas de sujeira.

▪ Evite utilizar o soprador se ele estiver molhado ou úmido

Com isso, você estará evitando soprar água ou umidade para dentro da câmera. E lembre-se que o soprador é eficiente apenas com partículas soltas. Se a sujeira ficar molhada ela vai acabar agarrando na câmera e vai ficar mais difícil de limpá-la soprando.

▪ Teste o soprador antes de usar

Antes de utilizar o soprador pela primeira vez e de tempos em tempos, teste-o longe do seu equipamento fotográfico, apontando-o para uma superfície branca e limpa. Pode acontecer da haste frontal se soltar se não estiver bem presa, e o próprio soprador pode expelir pedaços pequenos de borracha ao ser pressionado. Não utilize seu soprador para limpar seus equipamentos fotográficos se a haste não estiver completamente presa ou se pedaços de borracha/sujeira forem expelidos.


Outras informações para escolher um soprador

Ao comprar um soprador para câmeras é importante pensar aonde ele será mais utilizado. Se for em casa, tamanho provavelmente não será um problema. Mas se for para levar para viagens, existem modelos menores que ocupam menos espaço na bolsa/mochila.

Tenha em mente que quanto maior o volume de ar da bexiga, mais demorado será o sopro, e portanto, mais eficiente a limpeza.

Dê preferência a sopradores com duas válvulas de retenção. Apesar de mais caros, a segunda válvula de retenção na parte frontal evita que as partículas assopradas sejam aspiradas para dentro da bexiga através do orifício frontal.

A tecnologia aplicada nos sopradores é bem padronizada. A grande maioria das marcas oferece um produto padrão similar que pode ser utilizado em câmeras e lentes de qualquer fabricante.


Lista de fabricantes de sopradores para câmeras

A lista está em ordem alfabética, e fabricantes sem um website próprio não foram mencionados.


Sopradores/ Ionizadores

Apesar da maioria dos sopradores serem muito parecidos, os mais modernos (e mais caros) são fabricados com um material que ioniza o ar soprado.

Estes são mais eficientes do que os sopradores convencionais, pois são capazes de deslocar com mais facilidade partículas de sujeira grudadas devido à eletricidade estática. O ar soprado neutraliza a carga elétrica da partícula/poeira e ela se desprende com a força da corrente de ar.


Lista de fabricantes

 

Lembre-se: ao limpar equipamentos fotográficos, você estará o fazendo por conta e risco próprio.


Publicado por Câmera Neon em 2013-10-25 00:07:17. Última atualização em . [sc:end2 ]

Visitado 2,564 vez(es), 1 visita(s) hoje