Exibir fotos no Google Earth e Mapas com Destaque

[sc:script ]

Dicas para mostrar fotos com destaque no Google Earth e Google Mapas e ganhar popularidade no Panoramio

Este artigo é histórico e suas dicas, dependentes do uso do Panoramio (descontinuado pelo Google), não são mais válidas.

Conteúdo


Introdução

Ter as suas fotos exibidas no Google Mapas (Google Maps) e no Google Earth abre a magnífica possibilidade de pessoas do mundo inteiro, sem barreiras de nacionalidade e idioma, verem o seu trabalho. Diariamente, milhões de usuários acessam os serviços de mapa e localização disponibilizados pelo Google e é este o potencial público que vai ser atingido e pode se interessar em utilizar as suas fotografias de forma editorial, como por exemplo, em livros, revistas, websites etc.

Serviços como o Flickr, 500Px, Smugmug também são ótimas formas de mostrar o seu trabalho como fotógrafo. A diferença é que o Panoramio atinge um grupo mais amplo (porém, menos especializado) de usuários através dos mapas do Google.


Como fazer as suas fotos aparecerem nos mapas do Google

A única forma de ter suas fotos exibidas nos mapas do Google é utilizando o serviço de fotografias Panoramio, que foi comprado pelo Google em 2007.

Após o cadastro e a criação de uma conta de usuário no Panoramio, você estará pronto para fazer upload das suas fotografias e compartilhá-las com o mundo.

Os passos são simples e, se algumas regras forem respeitadas, sua foto aparece no Google Earth e Google Mapas em poucos dias.


Algumas regras para que as fotos sejam exibidas no Google Earth e Mapas

As regras de aceitação de fotos não são muito rígidas, possibilitando a participação de fotógrafos de todos os níveis de experiência. Apesar de ser permitido inserir uma quantidade ilimitada de fotos nos mapas, o conselho é não cair nesta tentação. Evite publicar muitas de suas imagens sem muitos critérios – procure fazer upload apenas das suas melhores fotos. É melhor sua página ter apenas uma foto, com uma ótima composição e técnica, do que dez fotos sem um diferencial. Dessa forma, a sua página fica agradável para quem visitá-la.

Abaixo serão apresentadas e comentadas algumas regras importantes retiradas do site oficial. Para ver a lista na íntegra, clique aqui.


1. A foto tem que estar georreferenciada

A foto tem que ter em seus metadados as coordenadas geográficas de onde foi tirada.

O Google não consegue adivinhar esta localização e exibir sua foto em um mapa, a não ser que você insira essas coordenadas na sua foto.

Importante: Não mapeie a sua foto de acordo com o que aparece nela, mas sim no ponto exato onde a câmera estava quando a fotografia foi tirada. Isto porque o intuito do Panoramio é mostrar para pessoas do mundo inteiro qual é a visão exata que se pode ter a partir de um ponto específico.


2. NÃO SÃO ACEITOS PARA OS MAPAS: Retratos (fotos em que pessoas são o objeto principal), fotos de carros, motos, máquinas em geral, letreiros e close-up de plantas

Estes temas de fotografias citados podem ser publicados no Panoramio, mas não serão exibidos no mapa. Fotos em que objetos e pessoas aparecem mas não são o foco principal da composição podem ser exibidas no mapa do Google.

Como exemplo:

Esta é exibida no Google Earth e Google Mapas:

Apesar do prédio ser uma parte importante da composição, esta foto não seria publicada:


3. NÃO SÃO ACEITOS PARA OS MAPAS: Fotos de interiores e detalhes arquitetônicos

O foco do Panoramio é mostrar locações externas. Fotos tiradas em espaço fechado e coberto não são o foco do Panoramio e, por isso, não são escolhidas para exibição no mapa.


4. NÃO SÃO ACEITOS PARA OS MAPAS: Fotos de eventos e festividades

Aparentemente esta regra não é seguida à risca. Muitos eventos, como por exemplo partidas de futebol e desfiles de escolas de samba, são aceitos e exibidos no Google Earth e Mapas, desde que o local em si seja o foco da fotografia (e não pessoas ou objetos).

A foto a seguir tem como foco principal as pessoas desfilando, não a Sapucaí (sambódromo no Rio de Janeiro), portanto, não foi selecionada para aparecer no mapa.


5. Especificações técnicas mínimas

Para ser publicada nos Mapas, a imagem deve ter no mínimo 100 kB e seu menor lado precisa ter pelo menos 500 pixels. Não importa quantos megapixels ela tem, ou a sua qualidade em DPI.

Se a foto for quadrada: uma foto de 500 x 500 pixels atinge o requerimento mínimo de aceitação. Ela pode ser maior (ex. 1.000 x 1.000 pixels) e também será aceita.

500px-

Vale ressaltar que o tamanho em pixels de uma fotografia influencia a forma como ela aparece nos Mapas do Google. Uma foto pequena tende a ser menos popular do que uma foto grande.

Veja a seguir alguns comentários sobre popularidade.


Exibição por Popularidade

As fotos selecionadas para serem exibidas no Google Earth e Mapas aparecem maiores ou menores, com mais ou menos zoom no mapa, de acordo com a sua popularidade.

Para entender melhor, veja o exemplo a seguir com o Museu de Arte Contemporânea (MAC) em Niterói, Rio de Janeiro.

Clique abaixo na primeira foto e use as setas do teclado para ver as outras na sequência. Perceba como fotos mais populares são exibidas maiores e aparecem no Mapa 1, mesmo com pouco zoom. Fotos nem tão populares são exibidas apenas com um pouco mais de zoom aplicado (Mapa 2). Fotos ainda menos populares só aparecem quando o zoom é quase máximo (Mapa3).


Entendendo a classificação por popularidade

O Google define a popularidade de uma foto com pelo menos 20 variáveis! E esta fórmula não é divulgada.

O que sabemos é que as fotos se tornam mais populares de acordo com o usuário. Usuários que não interagem com os outros e não participam de fóruns e discussões acabam tendo menos prestígio nas suas fotografias do que aqueles usuários que são mais ativos.

A lógica é simples: usuários ativos atraem mais visitantes para as suas fotos. Com isso, suas fotografias acabam recebendo mais visitas, mais curtidas e favoritamentos. Bem como o tamanho da foto, estes são mais 3 elementos (número de visitas, curtidas e favoritamentos) que contam para dar destaque a uma fotografia no mapa.

Jogos e competições ajudam a dar mais popularidade para fotografias inscritas. Popularidade também parte da participação da foto em grupos. A regra é: Procure ser ativo nas discussões, adicionar suas fotos em grupos e interagir com outros usuários, assim você ganha visualizações nas suas fotos e popularidade. Quanto mais você puder se dedicar a isso, melhor.


Publicado por Câmera Neon em 2014-06-27 19:50:37. Última atualização em . [sc:end2 ]

Visitado 8,553 vez(es), 1 visita(s) hoje