Iniciantes na fotografia stock – perguntas e respostas

Neste artigo cobrimos algumas das perguntas frequentes de fotógrafos que estão pensando em vender fotografia stock. Disponibilizando suas imagens online via uma agência stock ou banco de imagem.
 
Ao longo do artigo nos referimos diversas vezes ao termo “vender fotografia”, mas na verdade as fotos não são vendidas, mas sim “licenciadas para uso”.
A fotografia continua sendo do fotógrafo.

O que é um model release?

Model release é um termo em inglês, significa autorização de uso de imagem do modelo (ou pessoa modelando). 
 
É um documento formal utilizado para recordar o acordo no qual a pessoa fotografada concorda em ter a sua imagem utilizada para determinados fins, como por exemplo em campanhas publicitárias.

O model release é necessário mesmo que o rosto da pessoa não esteja à mostra na foto?

Agências stock têm diferentes critérios de aceitação. Nossa recomendação é que você, fotógrafo, se proteja legalmente tendo um model release mesmo que apenas uma pequena parte do corpo da pessoa apareça. Isto porque o modelo pode ser reconhecido mesmo não mostrando seu rosto.

Para vender fotos para fins comerciais de pessoas preciso pagar modelos?

Você não precisa pagar modelos: família e amigos podem ser seus maiores modelos sem te cobrar nada.
Alguns modelos aceitam permuta como forma de pagamento, podem querer cópias das fotos para compor um book, por exemplo.
 
Fotógrafos stock com maior sucesso costumam contratar modelos, para que seu portfolio tenha maior diversidade possível, mas também podem vender fotos suas e de suas famílias.
Portfolio mais diverso significa mais potencial de vendas.
 
Para que a fotografia com uma (ou mais pessoas) seja aceita, basta quem foi fotografado assinar um Model Release que tenha formato aceito pela agência de fotografia stock.
 
De qualquer forma, aproveite oportunidades, como passeios com amigos, viagens e festas e aumente o seu portfólio.

Quantos model releases eu preciso por ensaio?

Cada pessoa fotografada precisa assinar um model release separado. Se você fotografou 5 pessoas, precisará de 5 model releases assinados.

Alguma dica de como vestir melhor os modelos?

Evite ao máximo utilizar roupas com marcas e logos, pois quando reconhecíveis, as fotos não poderão ser vendidas como comerciais.
Em geral, prefira roupas que se destaquem do plano de fundo (pois na maior parte dos casos, você não vai querer que seus modelos fiquem camuflados).

Não ter pessoas nas fotos stock é aceitável?

Dá para vender muitas fotos sem pessoas – mas pessoas ajudam a passar sentimentos e identificação.
Portanto, fotos que incluem pessoas costumam vender mais. As fotos que geralmente vendem mais são no estilo lifestyle.
 
Existem fotógrafos stock especializados em fotos de paisagem ou pet, sem pessoas. Podem ater ter sucesso, mas costumam não vender tanto quanto aqueles fotógrafos lifestyle.
 
No fim das contas, para cada tipo de fotografia deve ser pensado se é bom ou não ter pessoas, e quanto destaque devem ganhar na composição. 
Ter modelos em suas fotos de viagem, por exemplo, faz as fotos mais vendáveis, pois faz o observador se identificar com aquele modelo na fotografia e querer ir visitar o lugar também.
Por isto, neste caso, modelos merecem um certo destaque.
 
Mas cuidado com o excesso de pessoas – mostrar multidões em fotografias de viagem pode ter o efeito contrário, fazendo o observador não querer visitar o lugar.
 
Em fotografias de arquitetura, pessoas ajudam a dar escala ao edifício, além de humanizar os ambientes. Mas nestes casos, o edifício é o principal da fotografia, e pessoas, se estiverem presentes, não devem ter tanto destaque. 

Preciso fotografar e fazer o upload da imagem para venda no mesmo dia?

Tirar fotos hoje e ficar sem divulgá-las por alguns meses é ok. Muitas coisas têm ciclo anual, como Carnaval, Natal etc.
Você fotografa durante os eventos e as fotos poderão ser utilizadas para ilustrar artigos e propagandas no ano seguinte.
 
Em outros casos, como para fotografias editoriais de um evento, como um show ou passeata, é importante que a submissão seja feita o quanto antes, pois os compradores estarão interessados em ilustrar artigos de jornais e revistas, online ou impressos, ainda no mesmo dia ou no dia seguinte.
 
Do forma geral, as agências de fotografia stock apresentam temas de interesse (briefs).
Tais temas de interesse permanecem em voga por um certo tempo, alguns poucos meses, depois disso, as fotos sobre tais temas tendem a vender menos.

Posso baixar fotografia stock grátis?

Sim, diversos websites são especializados em distribuição de fotografias stock grátis. Para uma lista selecionada, siga o link a seguir.
 
Ressaltamos que diversas imagens mostradas em resultados de buscas no Google têm uso restrito. Portanto aconselhamos a não baixar e usar fotos listadas como resultados de buscas do Google sem antes verificar se o dono delas o permite.

Como adicionar tags (palavras-chave), título e descrição nas fotos?

Sem entrar em detalhes, você vai precisar de algum programa específico para isto. Alguns exemplos são: Lightroom, Photoshop, Gimp (grátis) e Dark Table (grátis).
Pode também adicionar os tags, título e descrição direto na tela de envio da fotografia do site da agência stock, mas recomendamos que você os faça nas suas fotos, no seu computador, para ter estes metadados arquivados.

Posso enviar fotografias sem tags e palavras-chave para a agência stock?

Depende da agência. Algumas especializadas fazem o trabalho editorial e adicionam tags, títulos etc por você, mas as agências de microstock (a maioria) deixam estas atribuições com o fotógrafo.
Neste caso, você vai precisar fazer estas adições antes ou durante o envio/submissão da fotografia.
Aconselha-se colocar algumas dezenas de palavras-chaves em cada imagem e também evitar spam (spam é listar palavras chaves que não ajudam a descrever a fotografia ou sentimentos que ela convém).

Quanto dinheiro vou ganhar por mês?

É difícil dizer, pois depende da agência e do contrato específico. Depende MUITO da sua dedicação para enviar o maior número de fotos boas possível com relevância.
Uma pessoa que tenha apenas 10 fotos à venda em seu portfolio vai ter uma chance muito menor de ter as suas fotos encontradas (e consequentemente vendidas) do que outra com 10.000 fotos expostas online.
 
Notoriamente, agências de microstock pagam relativamente pouco para seus contribuidores por cada venda, mas em compensação, o numero de cópias vendidas costuma ser alto.
 
Sem entrar em detalhes, mas para ver como não há como prever o quanto se vai ganhar por mês.

Posso vender fotografia analógicas como stock?

Sim, basta que você as digitalize suas fotos analógicas atendendo os requisitos mínimos da agência stock.

Preciso colocar tags (palavras-chave) nas fotografias?

Por um princípio de organização pessoal, sugerimos fortemente que o faça, para organizar o seu próprio portfólio offline, no seu computador.
Se você for submeter fotografias para agências de microstock, você vai precisar inserir tags nas suas imagens de qualquer forma. 

Os tags aceitos por uma agência stock são aceitos por outra?

Não necessariamente. Algumas agências têm regras e listas a serem seguidas. Estas agências evitam aceitar muitos sinônimos ou palavras no plural, por exemplo.
Isto dá ainda mais trabalho ao fotógrafo antes de submeter a foto, mas ajuda o pessoal da agência a encontrá-las e catalogá-las.

Posso enviar fotografias para venda em mais de uma agência stock?

Geralmente sim, a não ser que você aceite algum acordo de exclusividade. Verifique os termos e condições presentes no seu contrato.
Normalmente, ao assinar um acordo de exclusividade ou demarcar que uma foto está disponível apenas em um único banco de imagem, os percentuais de royalty são maiores.

O que é royalty?

Royalties ou royalty é o percentual pago como comissão ao fotógrafo.
A agência stock ou banco de imagem fica com um percentual alto do valor do licenciamento da fotografia e repassa um percentual (royalty) para o fotógrafo.

Posso retirar as minhas fotos stock de venda/circulação imediatamente, se houver necessidade?

Geralmente não. A maioria das agências stock têm cláusulas contratuais de saída bem definidas e requerem aviso prévio antes de retirarem suas fotos stock das listagens/portfólio.
Já vimos exemplos de agências que pedem 6 meses entre o momento em que você pede para apagar a foto e o momento em que esta deixa de figurar no site deles.

Qual tipo de arquivo devo enviar: JPEG, TIFF ou RAW?

O tipo de arquivo de fotografia mais aceito por agências stock é JPEG. Em algumas exceções, arquivos TIFF (bem maiores e pesados) são aceitos também.
Utilize o arquivo no formato RAW para manter seus originais em arquivo, já que eles são a prova de que você detém a fotografia original cujas cópias estão sendo vendidas online.

Ao vender fotografia stock eu perco o meu direito de propriedade e autoral sobre a fotografia?

Não. Geralmente as agências stock apenas recebem o direito de negociar a utilização de cópias da sua imagem original, deixando o fotógrafo com seus direitos de propriedade e intelectuais.
Mas cuidado com o contrato! De qualquer forma, a Lei 9610 continua sendo aplicável.

Qual a diferença entre fotografia stock comercial e editorial?

Fotografia stock comercial é aquela que pode ser utilizada para ilustrar anúncios, propagandas e campanhas publicitárias.
Fotografias editoriais não podem ser utilizadas nos casos anteriores, mas podem ser usadas por exemplo para ilustrar livros, notícias de jornal, artigos especializados.

Assim que eu fizer o upload da fotografia stock, ela aparece no meu portfólio online para venda?

Uma expectativa que muitos têm é de que, assim que a foto é submetida, ela já vai aparecer no seu portfólio de contribuidor online, pronta para ser comprada e baixada por outras pessoas. Infelizmente não é bem assim.
As agências de stock geralmente analisam a fotografia submetida para verificar se está de acordo com as suas muitas regras. Se não estiver, o envio pode ser negado.

Quero enviar uma das minhas fotos stock para participar em um concurso de fotografia. Posso?

Depende. Alguns concursos requerem fotografias inéditas, e neste caso, uma foto que já consta no seu portfólio de fotografias stock à venda não pode ser utilizada. 
Alguns organizadores de concursos de fotografia pedem para poder utilizar a imagem submetida de formas que podem conflitar com o acordo que você tem com a sua agência stock. Fique atento aos termos e condições para participação no concurso e também aqueles definidos em contrato com a agência stock.

Sou brasileiro e moro no Brasil. Posso vender fotos através de uma agência stock sediada no exterior?

Geralmente sim. Todas as grandes agências stock e microstock estão preparadas para acolher contribuidores brasileiros e efetuar pagamentos internacionais.
A oportunidade de vender imagens mundialmente é interessante, pois a grande maioria das grandes agêcias paga em dólar.

Vou viajar para outro país, posso submeter fotos tiradas no exterior?

Sim. Mas tome cuidado com a legislação local. Alguns países e locais protegem o direito de imagem de seus cidadãos ou mesmo de locais específicos.

Posso enviar selfies e autorretratos para venda em uma agência stock?

Sim, de preferência com model release para que a sua imagem possa ser negociada para uso comercial.

Posso submeter imagens feitas durante um ensaio pago com um cliente para venda através de agências stock?

Se o seu contrato com o cliente permitir tal uso para sua imagem, sim. Lembre-se de garantir que o cliente assine um model release aceito pela agência stock também.
Se o contrato não definir que as suas fotos possam ser negociadas através de agências stock, não é recomendável que você o faça.
De qualquer forma, se a sua intenção é de vender a foto de um cliente através de banco de imagem, deixe isto bem claro!

Aparecem logos e marcas na minha fotografia. Posso submetê-la para uso comercial?

Não. Logos e marcas, mesmo que apenas visíveis com zoom máximo na foto, devem ser removidos da imagem antes da sua submissão para uso comercial.
Se itens cujo design e aparência foram patenteados aparecerem na foto, devem ser descaracterizados (ex. iPhone, cadeiras, caroos).
Qualquer coisa relacionada à Disney, mesmo que discreta (como uma simples silhueta do Mickey, por exemplo), também não será aceito para uso comercial.

Fotografei um evento esportivo em um local de acesso restrito (estádio de futebol, por exemplo). Posso enviar estas fotos para uma agência stock?

Suas fotografias não serão aceitas. Fotografias de eventos esportivos em locais fechados ou de acesso restrito são apenas para uso pessoal.
Os organizadores do evento geralmente detém os direitos de comercialização das imagens feitas em suas premissas.
Os jogadores ou artistas também detém seus direitos de imagem e, sem autorização deles, sua imagem não poderá ser utilizada comercialmente.
 
Este comentário serve também para eventos fechados, inclusive shows, desfiles etc.

Quais são os sites de fotografia stock – bancos de imagens?

Os seguintes são os top 3 sites de fotografia stock na nossa opinião:
iStock (parte da Getty Images)
 
Os três são microstock.
Visitado 1 vez(es), 1 visita(s) hoje