10 dicas de equipamentos para fotografia de viagem

[sc:script ]Planejando uma viagem de avião? Então fique atento aos limites de bagagem, para não pagar taxa extra e evitar dores de cabeça no aeroporto.

Limites de bagagem são muito restritos para nós fotógrafos. Conforme vamos comprando mais lentes e acessórios, podemos chegar a um ponto em que não levamos mais nada na nossa mala de mão, a não ser equipamentos fotográficos.

Criamos este artigo com o intuito de ajudar colegas fotógrafos a planejarem a sua bagagem de mão para a sua próxima viagem aérea. Aqui você vai ver dicas de equipamentos e acessórios para economizar espaço e deixar a sua mala mais leve.


10 dicas de equipamentos para fotografia de viagem


1. Vai precisar de uma lente telefoto com longa distância focal, como uma 400mm? Ao invés desta lente, considere levar um teleconversor + uma lente mais leve de menor distância focal. Por exemplo, para chegar a 400mm, leve uma lente de 200mm e um teleconversor de 2X. Este irá multiplicar a distância focal da lente por 2. Para mais informações sobre teleconversores e seus pontos positivos e negativos, confira o nosso artigo: Teleconversores na fotografia.


2. Diversas lentes primárias? Muito peso… muito espaço. Na sua próxima viagem, considere levar uma ou duas lentes de zoom que cubram uma faixa maior de distâncias focais e elimine o peso extra das lentes primárias.


3. Pensando em fazer fotografias macro? Ao invés de levar a uma lente macro pesada, considere levar tubos extensores que são muito mais leves. Para mais informações e pontos negativos, leia o nosso artigo sobre equipamentos para macrofotografia.


4. É bom ter o manual da câmera em mãos quando estiver viajando, pois você pode precisar consultar alguma coisa lá. Para não precisar levar o manual impresso, antes de viajar baixe o arquivo em PDF e salve no seu celular. Baixar o arquivo é melhor do que acessar o manual online, pois nem sempre você terá internet funcionando no celular durante a viagem.


5. Ao invés de levar a unidade de flash externa na mala, pense na oportunidade de utilizar um rebatedor de luz e fazer melhor uso da luz natural/ambiental. Rebatedores são mais baratos e leves do que unidades de flash.


6. Muitos dias viajando e acha que o cartão de memória não vai dar conta do recado? Ao invés de levar um laptop para descarregar as suas fotografias, considere levar um HD externo que permita fazer back-up do cartão de memória sem precisar de um computador.


7. Ao invés de levar um tripé relativamente grande e pesado, pense na possibilidade de utilizar um Gorila Pod. Este tripé aguenta o peso de máquinas DSLR e ocupa menos espaço que um tripé convencional.


8. Pensando em levar um intervalômetro para fazer filmes de time-lapse? Ou um disparador remoto? Considere  conectar o seu smartphone na câmera e controlá-la através do telefone – veja o site MIOPS Smart, onde é possível comprar um cabo que conecta a câmera ao smartphone – e baixar o aplicativo grátis.


9. Peso é um grande problema… já considerou utilizar uma câmera mirrorless (sem espelho)? Estas câmeras são menores e mais leves do que as DSLR, permitem troca de lentes e fabricantes oferecem modelos que produzem imagens de qualidade profissional.


10. Para levar menos filtros, use anéis de step-up para adaptar seus filtros em lentes de diâmetros diferentes.


…e boa viagem!


Para ver mais sobre limites de bagagens de companhias aéreas, confira nosso artigo Arrume a Mala para uma Viagem Fotográfica de Avião


Publicado por Câmera Neon em 2015-05-06 13:40:18. Última atualização em . [sc:end2 ]

Visitado 2,783 vez(es), 1 visita(s) hoje