Arrume a mala para uma viagem fotográfica de avião

[sc:script ]Conteúdo


Introdução

Fazer as malas para viajar de avião não é muito simples, e é ainda mais complicado para quem viaja com câmeras, lentes, tripés e vários outros acessórios! Para fotógrafos que viajam, entender regras das companhias aéreas, leis de segurança internacionais e limites de bagagens é essencial.

A competição acirrada das companhias aéreas, que operam com margens de lucro relativamente baixas, leva a mudanças constantes em suas políticas de bagagem. As alterações são quase sempre, infelizmente, reduzindo os limites permitidos. Desde os atentados terroristas ocorridos em 11 de setembro de 2001 nos EUA, as regras ficaram ainda mais restritas.

Ir para o aeroporto sem estar preparado e com todos os equipamentos fotográficos organizados nas bolsas certas pode custar muito caro.

viagens-fotográficas-mala-01-

Este artigo oferece um guia rápido para fotógrafos de primeira viagem, mostrando os diversos detalhes a que devem ficar atentos na hora de fazer as malas.

Antes de continuar, entender as seguintes definições é importante:

  • Bagagem de mão: aquela que você carrega consigo no avião.
  • Bagagem despachada (ou bagagem de porão): aquela que você entrega na hora de fazer check-in.

O que levar na bagagem de mão

Simplesmente leve o máximo de equipamento fotográfico que couber na sua mala de mão sem ultrapassar o limite de peso – menos o tripé. Não coloque o tripé na mala de mão, pois você estará correndo o risco dele ser barrado na segurança, ou no raio-X, antes de embarcar no avião.

Leve na mala de mão também uma muda de roupa, caso a sua bagagem despachada seja extraviada e você tenha que passar um dia esperando-a chegar. Além disso, as roupas também ajudam a acolchoar a mala para o equipamento fotográfico.

Dica importante para bagagem de mão se estiver viajando para os Estados Unidos ou com escala nos EUA: leve a sua câmera e eletrônicos com baterias carregadas. Agentes alfandegários podem pedir para que você ligue seus equipamentos eletrônicos e se eles não funcionarem (mesmo que seja apenas por conta da bateria fraca), eles podem confiscar a sua câmera, ou laptop.


Dicas para a bagagem despachada

Nunca despache lentes, câmera ou flash. Estes itens são delicados, podem quebrar ou até mesmo serem furtados de dentro da sua mala no aeroporto. São inúmeros os casos de pessoas que tiveram itens furtados de dentro de suas malas despachadas e só se deram conta depois de chegarem de volta em casa ou no hotel.

Além disso, as companhias aéreas não costumam se responsabilizar por danos a equipamentos eletrônicos caros, transportados nas malas despachadas.

Colocar cadeado na mala despachada ou embalar a mesma com filme plástico podem até ajudar a inibir furtos, mas não há nenhuma garantia… O ideal mesmo é não ter dentro da mala despachada nada que seja muito valioso, ou difícil de comprar novamente.

Para ter certeza que ninguém vai pegar a sua mala por engano quando estiver na esteira, coloque fitas coloridas, adesivos, ou alguma outra forma de identificação visual na mesma. Assim você consegue vê-la e identificá-la de longe.


Limites de tamanho, dimensões e peso de bagagem

Cada companhia aérea tem os seus próprios limites de peso e tamanho. Para a bagagem de mão, os limites de peso e tamanho são bem menores do que os de bagagem despachada.

Se alguma de suas malas estiver acima do limite, as companhias aéreas têm o direito de cobrar uma tarifa extra, que pode ser baseada no número de malas total ou no número de quilos ultrapassados, ou pior: elas podem simplesmente se recusar a levar a sua mala.

É importante mencionar que a maioria das companhias aéreas, ao voar para os EUA ou Europa, não aceitam carregar malas com mais de 32kg. Ou seja, nem que você esteja disposto a pagar a taxa extra por excesso de peso, a companhia não vai despachar a sua bagagem se ela tiver mais de 32kg. Isto é por causa de leis de saúde e segurança no trabalho: suas malas são transportadas não só por máquinas e esteiras, mas também por pessoas. Portanto, para evitar lesões por esforço repetitivo por parte dos funcionários, os pesos das malas são limitados.

Se a sua viagem tiver escala ou você for pegar voos de companhias aéreas diferentes, pesquise os limites de cada companhia aérea e planeje o conteúdo de cada uma de suas malas para respeitar os requerimentos mais restritos.

Veja um exemplo prático a seguir.

Como o nosso assunto principal é fotografia e transportar equipamentos fotográficos no avião, o nosso foco é na bagagem de mão. Mas não descuide da sua bagagem despachada!

Algumas companhias aéreas aceitam uma mala de mão e mais um item, como uma bolsa ou mochila, para serem levados na cabine. Outras aceitam apenas a mala de mão, sem mochila.

Por exemplo, algumas companhias impõem 5kg como limite de peso permitido na mala de mão, outras têm 10kg como limite. O limite de peso varia de acordo com a companhia aérea e às vezes também de acordo com a rota. Em muitos casos, voos internacionais e voos nacionais na mesma companhia aérea podem ter limites bem diferentes.

Os limites de peso variam também para quem tem cartões de fidelidade (milhas) e dependendo da classe em que você vai voar. Os limites permitidos para primeira classe e executiva são maiores do que para classe econômica.

Esteja atento, descubra as restrições de peso e dimensões máximas para a(s) companhia(s) aérea(s) e trechos de sua viagem e distribua seus equipamentos fotográficos de forma que as suas malas não ultrapassem os máximos permitidos.

Veja os links a seguir para maiores informações.


Links de companhias aéreas – limites de bagagens

Veja a seguir alguns links importantes de limites de bagagem para 20 companhias aéreas.

Aerolineas Argentinas
Air France
Alitalia
American Airlines
Avianca
Azul
British Airways
Copa Airlines
Delta
EasyJet
Emirates
Gol
JetBlue
KLM
Lufthansa
Qantas
Swiss
TAM
TAP
United


Outras dicas importantes para preparar as malas

  • Compre uma balança de malas portátil. Pese a mala antes de ir para o aeroporto na ida, e leve a balança para pesar a bagagem na volta também.
  • Sempre coloque etiquetas de identificação nas malas. Escreva informações como nome, email, endereço(s), telefone(s). Coloque etiquetas tanto fora quanto dentro das malas, pois a etiqueta de fora pode se perder.

Reduzindo a quantidade de equipamentos – Otimize

Com limites tão baixos para a bagagem de mão (míseros 5kg em algumas companhias aéreas), é muito importante otimizar o que levar e o que deixar em casa.

  • A dica principal é utilizar uma mala muito leve, de preferência uma mochila acolchoada. Algumas malas de mão pesam quase 2kg! Se o seu limite for de apenas 5kg, só vão restar 3 para a sua câmera, lentes etc…
  • Levando baterias extras, filtros e outros acessórios pequenos? Coloque nos bolsos do casaco ou da calça. Assim eles não serão pesados juntos da sua mochila/mala.

Para ver mais dicas, visite nossa página 10 Dicas de Equipamentos para Fotografia de Viagem


Publicado por Câmera Neon em 2015-05-11 23:33:10. Última atualização em . [sc:end2 ]

Visitado 9,834 vez(es), 1 visita(s) hoje