Ron Galella – O fotógrafo das celebridades

Ron Galella; by Pepart Krzysztof Poluchowicz - Own work. Licensed under CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons.
Ron Galella by Pepart Krzysztof Poluchowicz – Own work. Licensed under CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons.

Você pode nunca ter ouvido seu nome, mas certamente já viu uma fotografia feita por Ron Galella publicada em alguma revista ou jornal.

Ron Galella nasceu em Nova York em 1931. Estudou fotojornalismo em Los Angeles e as circunstâncias acabaram fazendo com que se tornasse um paparazzo.

Durante sua carreira, Ron Galella tirou mais de 3 milhões de fotografias de pessoas públicas. Assumidamente obcecado por Jacqueline Kennedy Onassis, teve que enfrentar problemas na Justiça, pois ela o processou duas vezes (tendo ele ganho os processos). Teve a mandíbula quebrada por Marlon Brando e já foi preso por estar fotografando! Por alguns odiado, era ao mesmo tempo amado por outros: o pintor e artista Andy Warhol citou-o como seu fotógrafo favorito.

Em 2015, completou 84 anos, e ainda hoje trabalha com seu acervo fotográfico – vendendo impressões, catalogando as imagens, criando e organizando livros – e o mais importante: tirando novas fotos.


Para saber mais sobre este fotógrafo-paparazzo, assista ao filme-documentário – disponível no Netflix – “Destrua essa câmera” (Smash his camera), dirigido por Leon Gast. Veja o trailer a seguir.


Links úteis

IMDB – “Destrua essa câmera”

Site oficial de Ron Galella

Staley-Wise Gallery – Fotografias de Ron Galella à venda

Visitado 241 vez(es), 1 visita(s) hoje