Filtro Polarizador – Fotografia

Neste artigo explicamos em detalhe o que é um filtro polarizador para fotografia. Damos exemplos de tipos de filtros polarizadores, sua montagem, quanto custa e, respondemos quando usar o filtro polarizador  e quando evité-lo.

Os exemplos e dicas servem tanto para utilização em câmera fotográfica quanto para uso do filtro polarizador para celular.

Abaixo está o conteúdo completo. Clique para navegar e ir para os tópicos de maior interesse.


O que é um filtro polarizador

Filtro polarizador; câmera; foto; fotografia; acessórios para fotografia; Hoya HD; Hoya HD2

O filtro polarizador é um acessório que ajuda a reduzir reflexos indesejados de superfícies diversas não-metálicas na fotografia. Eles são indispensáveis para fotografia externa, ou para fotos tiradas por detrás de vidros e outras superfícies transparentes. Há diversas formas de encaixe dos filtros polarizadores nas lentes da câmera. Os mais comuns são rosqueáveis na frente da mesma. Mais adiante, todos os tipos serão apresentados.

Normalmente os filtros polarizadores são feitos de vidro fotográfico revestido por uma ou mais camadas de materiais sintéticos, que filtram ondas de luz não-polarizadas (ou polarizadas em determinadas direções).


Pra que serve o filtro polarizador e quando usar

O filtro polarizador serve para reduzir reflexos indesejados nas fotografias e evitar destaques (highlights), controlando a luz de forma seletiva, além de proteger a frente da lente de possíveis impactos.

Ao reduzir destaques em certas áreas da fotografia (veja exemplos abaixo), passa a ser possível aumentar o tempo de exposição, mantendo uma maior saturação de cores na imagem.

Os seguintes exemplos servem de inspiração e mostram como os filtros polarizadores  podem ser usados para modificar/melhorar fotografias:

• Fotografias de paisagens, para deixar o azul do céu mais saturado. Note como na foto abaixo o céu fica com o azul mais saturado na área interna do filtro polarizador, e menos saturado na área externa. 

Filtro polarizador; câmera; foto; fotografia; como tirar fotos; acessórios para fotografia; Búzios; Hoya HD

• Fotografias de lagos, mares, rios ou espelhos d’água, para reduzir o reflexo da luz na superfície da água e com isso ver melhor através dela (quando o rio/lago for raso, consegue-se até ver o fundo).

Filtro polarizador; câmera; foto; fotografia; como tirar fotos; acessórios para fotografia; Crocodilo; Brazos Bend State Park; Crocodile

• Retratos de pessoas molhadas ou suadas, para reduzir o reflexo da luz do sol na pele.

Filtro polarizador; foto; fotografia; Retrato

• Fotografias de plantas, jardins, florestas, para reduzir o reflexo do sol nas folhagens e aumentar a saturação de cores.

Filtro polarizador; fotografia; acessórios para fotografia; Esquilo

• Fotografias através de vidros (desde que não sejam temperados), como de dentro do carro ou de uma vitrine para reduzir o reflexo do sol nos mesmos.

Filtro polarizador; câmera; foto; fotografia; como tirar fotos; acessórios para fotografia; windshield; para-brisa; GPS

• Em conjunto com filtros de densidade neutra, para reduzir, de forma controlada e não-linear, a passagem de luz, permitindo assim exposições mais longas durante o dia.

ND filter; black glass; filtro de densidade neutra; neutral density filter; filtro de densidade neutra com filtro polarizador; filtro polarizador; sobreposição de filtros; stack-up; lens filters; polarizing filter; polarising filter

• Fotografias de paisagem distante em locais úmidos ou poluídos, para retirar o esbranquiçado causado pelo reflexo da luz do sol nas moléculas de água na atmosfera, ou em partículas do ar.


Quando não usar o filtro polarizador

Há momentos em que ter o filtro polarizador montado na frente da sua lente não é uma boa escolha. Sendo mais uma superfície entre o ambiente e o sensor da câmera, ele reflete ou absorve parte da luz que o atinge, geralmente causando uma perda de um ou mais f/stops. Isto significa que para situações de pouca luz ou fotografia de interiores sem o uso de tripé, o uso do filtro faz com que seja aumentado o tempo de exposição necessário.

Em outros casos, mesmo em fotografias externas diurnas, o filtro polarizador também pode atrapalhar. Quando alinhado com o reflexo da água, ele pode ocultar os arco-íris. Veja o exemplo abaixo de uma foto tirada com e outra sem o filtro polarizador:

Filtro polarizador; câmera; foto; fotografia; como tirar fotos; acessórios para fotografia; Water wall; rainbow; arco-íris; cascata

Na foto com o filtro polarizador, o arco-íris não aparece.

Há casos de algumas fotografias que podem perder muito de sua identidade sem a presença de reflexos. Nestas fotos, a última coisa que o fotógrafo quer é ter um filtro polarizador. Veja alguns exemplos:

Filtro polarizador; câmera; foto; fotografia; como tirar fotos; acessórios para fotografia; Prancha; surf; surfboard; Galveston; Reflexo; sand; areia; beach; praia; Keel

Prancha refletida na areia molhada. Com o filtro polarizador, boa parte do reflexo some, fazendo com que seja perdida a parte mais importante da composição.

Filtro polarizador; câmera; foto; fotografia; como tirar fotos; acessórios para fotografia; New York, Flatiron; Reflexo; Arranha céu; Manhattan

A foto sem o filtro polarizador mostra nitidamente o reflexo do edifício. Com o filtro polarizador o reflexo praticamente some e tira todo o charme da imagem.

Fotos através de vidros temperados utilizando filtros polarizadores costumam não mostrar as cores reais do ambiente, pois são sobrepostas por um efeito de arco-íris – criando assim o que chamamos de birrefringência. O exemplo a seguir mostra uma fotografia tirada de dentro de um avião com cores alteradas devido ao filtro polarizador.

Filtro polarizador; câmera; foto; fotografia; como tirar fotos; acessórios para fotografia; birrefringência; Birefringence; wing; asa

Se você usar o filtro polarizador para fotografar telas de cristal líquido (alguns monitores de computador, tablets e televisões de antigamente – hoje a maioria deles é de LED), estas vão sair pretas, como se os aparelhos estivessem desligados. Veja um exemplo abaixo.

Filtro polarizador; câmera; foto; fotografia; como tirar fotos; acessórios para fotografia; Cozinhando; iPad; Receita; cooking; Recipe; Fish

 


Formato e montagem do filtro polarizador

Dentre as diversas opções de encaixe/montagem de filtros em lentes, a mais popular é a circular rosqueável frontal e para smartphones, o formato mais comum de filtro polarizador para celular é tipo clipe.

Existem ainda os filtros tipo lâminas (retangulares) e os de montagem deslizante. Para lentes que não têm uma rosca na frente, o encaixe baioneta pode ser uma solução.

Vamos falar de cada tipo a seguir.


1- Circular/frontal

Os filtros polarizadores mais comuns são de formato circular e se encaixam na parte frontal da lente por meio de uma rosca. O tamanho do filtro é definido pelo seu diâmetro em milímetros.

É necessário ressaltar que os filtros apenas se encaixam em lentes com o mesmo diâmetro deles, a não ser que um anel adaptador seja utilizado. Assim, um filtro de 77mm se encaixa perfeitamente em uma lente de diâmetro igual a 77mm e não se encaixa em uma lente de diâmetro 55mm, por exemplo.


2 – Filtro polarizador para celular – tipo clip

Como as lentes das câmeras de celulares smartphone não têm uma rosca, nem mesmo possibilidade de encaixe mecânico direto, a solução que alguns fabricantes de filtro é de utilizar um clip (quase como um pregador), para manter o filtro preso na frente da lente do telefone.

O clip surgiu como uma solução universal para que o filtro seja acoplável em variados modelos e marcas de celulares. Atente para o fato de que o clip não funciona necessariamente com todos os celulares, pois dependendo da posição da lente, ele pode ser curto. Nos links patrocinados abaixo, é possível ver imagens e entender como se encaixa um filtro polarizador para celular. Tais exemplos são ilustrativos, não representam recomendação de compra.

Note que, independente da qualidade destes filtros, uns têm o braço mais comprido do que os outros. Aqueles mais longos devem funcionar com mais modelos de celulares, com lentes que ficam mais longe das quinas.

Estes filtros polarizadores para celular funcionam da mesma forma que aqueles para câmeras convencionais, girando o filtro até se achar a posição em que o efeito de filtragem da luz polarizada é máximo.


3- Lâminas

Este tipo de filtro polarizador tem um formato retangular, e para encaixá-lo na lente são necessários um suporte de filtro e um anel adaptador. Estes filtros são mais comumente utilizados em fotografias de estúdio, já que não permitem rotação individual sem que outros filtros montados no mesmo suporte sejam rotacionados também. Isto é um problema particularmente quando o filtro polarizador é utilizado em conjunto com um filtro de densidade neutra gradual.

O vídeo a seguir da Lee Filters mostra a montagem deste tipo de filtro.


4- Filtros polarizadores de montagem deslizante

Estes filtros também têm um formato circular e se encaixam em um espaço específico na parte posterior ou central da lente, dependendo do design da mesma. Para girar estes filtros, utiliza-se um pino, não sendo necessário desmontá-los da lente.

Exemplo de filtro polarizador de montagem deslizante da Nikon

As lentes que são compatíveis com este tipo de filtro são uma minoria. Alguns exemplos são:

Canon: EF 200mm F/1.8L, EF 300mm F/2.8L, EF 400mm F/2.8L II, EF 500mm F/4.5L, EF 600mm F/4L.

Nikon: AF-S Nikkor 200 f2G, 800 f5.6E.

Estas lentes têm um diâmetro frontal tão grande que iriam requerer filtros de diâmetros enormes. E para filtros maiores, seriam necessárias técnicas de fabricação mais complexas, mais gasto de material e, assim, os preços seriam maiores. Aqui é onde entram os filtros de montagem deslizante, que por terem diâmetros menores do que o diâmetro frontal da lente, têm uma fabricação mais simples e consequentemente saem mais econômicos para o bolso do fotógrafo.

O vídeo a seguir da B&H Photo Video de Nova York mostra, no minuto 3:58s, um destes filtros sendo retirados de uma lente da Canon 1200mm f5.6.


5- Baioneta

Como o nome já diz, este filtro polarizador é montado à lente com um encaixe baioneta. Em alguns casos, isto significa um sistema de encaixe rápido com 1/4 de volta na frente da lente. Em outro casos, é como a montagem de um para-sol na frente da lente com dois botões, ou um encaixe deslizante. Este tipo de montagem é mais comum para adaptadores de filtros para câmeras compactas, que não têm uma rosca na frente da sua lente.

O vídeo a seguir da Lens Adapters mostra um encaixe tipo baioneta de um adaptador para filtros frontais rosqueáveis em câmera compacta.


Quanto custa um filtro polarizador e Lista de fabricantes

Para responder quanto custa um filtro polarizador, colocamos abaixo alguns exemplos (links patrocinados). Escolhemos colocar tais links porque os preços variam ao longo do tempo e este artigo não é atualizado com frequência.

O preço varia muito de acordo com a procedência do filtro (nacional ou importado), sua qualidade, seu material de composição e revestimentos avançados para garantir nitidez da fotografia. O preço varia muito também de acordo com o tamanho do filtro. A lógica é simples: quanto maior o filtro e quanto melhores os revestimentos, mais caros os filtros tendem a ser. Seus preços, portanto, podem variar de dezenas até centenas de reais.

A seguinte lista de fabricantes está organizada por ordem alfabética e a grande maioria é bem difícil de se encontrar para venda no Brasil. Os asteriscos indicam o nível de preço normal, variando de 1 a 3. Os com filtros mais baratos não receberam asteriscos. Fabricantes com filtros de diversas qualidades foram marcados de acordo com as suas linhas top.

  • Adorama
  • AGFA Photo
  • Andoer
  • B+W **
  • Canon *
  • Cavision
  • Century Optics
  • Cokin **
  • F32*
  • Formatt **
  • Greika*
  • Hasselblad
  • Heliopan **
  • Hitech *
  • Hoya *
  • Kenko *
  • Konika Minolta
  • Lee Filters **
  • Leica **
  • Mamiya
  • Marumi *
  • Moose
  • Nikon *
  • Opteka
  • Panasonic *
  • Pentax
  • Polaroid
  • Pro Optic
  • Rodenstock **
  • Rollei **
  • Rosco **
  • Schneider Optics ***
  • Sigma *
  • Singh Ray **
  • Sony
  • Sunpak
  • Tiffen ***
  • Vivitar*
  • Vocas **
  • Zeiss **
     

    Filtros polarizadores combinados

    Os filtros polarizadores mais caros normalmente são os que combinam, em um único filtro, efeitos de polarização com um outro efeito, como o de intensificação de cores ou de aquecimento de imagem, por exemplo.

    Isto traz o benefício de combinar múltiplos efeitos sem ter que usar dois ou mais filtros e, com isso, perder luminosidade.


Outras informações importantes

Filtros polarizadores de montagem frontal rosqueável têm uma rosca padrão. Isto significa que um filtro da Canon, por exemplo, funciona em uma lente de outro fabricante (Nikon, Sigma…) tão bem quanto em uma lente da própria Canon, ou que, por exemplo, um filtro da Greika funcione em lentes de diversos fabricantes.

Contudo, filtros de montagem deslizante ou inversa têm encaixes específicos compatíveis apenas com determinadas lentes. Nestes casos, por exemplo, um filtro deslizante da Canon não é compatível com uma lente da Nikon.

Filtros circulares para montagem frontal com armação espessa podem causar um efeito de vinheta indesejável na foto. Dê preferência a filtros com estrutura metálica fina (slim), o que vai potencialmente evitar que as suas fotos fiquem com as bordas escurecidas.

A maioria dos filtros tem uma rosca na frente, que permite sobrepor (stack) outros filtros. Por exemplo, um filtro polarizador + um filtro de densidade neutra. Veja o vídeo abaixo. Para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de manusear um filtro polarizador rosqueável, o vídeo também mostra como é simples instalá-lo na câmera e ajustar o ângulo de passagem da luz. Veja também como filtros de diâmetros diferentes não encaixam na mesma lente e como manusear o filtro polarizador com o para-sol instalado na lente não é das tarefas mais simples.

Telas de cristal líquido, como monitores LCD ou relógios digitais, emitem luz polarizada. Por isso, o fotógrafo deve prestar atenção à orientação do seu filtro polarizador quando for tirar fotos de telas de LCD para não filtrarem toda a luz emitida por estes aparelhos (exemplo do primeiro modelo de iPad, mostrado no vídeo a seguir).

Este artigo continua… Veja as informações avançadas a seguir:


Publicado originalmente em 26/08/2013. Última atualização em 04/04/2021.

Visitado 22,876 vez(es), 1 visita(s) hoje