Palavras-chave para fotografia digital-tag

Palavras-chave – Keywords

Conteúdo


Introdução

A tradução de “keyword” para o português é “palavra-chave”. Algumas pessoas também utilizam a palavra “tag”. Ao longo do artigo vamos utilizar somente o termo “palavra-chave”, já que tem o mesmo significado, deixando os estrangeirismos de lado.


O que são palavras-chave?

As palavras-chave são metadados essenciais para a busca de fotografias online e a organização pessoal do seu portfólio e acervo digital. Elas geralmente são representações escritas da imagem, apresentando conceitos e elementos que a compõem.

Para ajudar na definição, nada melhor do que exemplificar. A seguir mostramos todas as palavras-chave que associamos a uma fotografia antes de enviá-la para publicação no banco de imagens de um site de fotografia stock.

  1. América do Sul
  2. Amizade
  3. Amor
  4. Amor à Primeira Vista
  5. Aposentadoria
  6. Autoconfiança
  7. Avós e Avôs
  8. Beleza
  9. Bem-estar
  10. Brasil
  11. Carinhoso
  12. Casal
  13. Casal Idoso
  14. Cena Não-urbana
  15. Cultura Brasileira
  16. Descansando
  17. Dia
  18. Divertimento
  19. Duas pessoas
  20. Eco-turismo
  21. Ensolarado
  22. Equilíbrio vida-trabalho
  23. Espaço para Texto
  1. Estilo de vida saudável
  2. Exterior
  3. Felicidade
  4. Floresta tropical
  5. Horizontal
  6. Mais de 80 Anos
  7. Motivação
  8. Natureza
  9. Olhando para a Câmera
  10. Pessoas
  11. Retrato
  12. Rio de Janeiro
  13. Romance
  14. Sentando
  15. somente adultos
  16. Sorrindo
  17. Sudeste do Brasil
  18. Terceira idade
  19. Tranqüilidade
  20. Tropical
  21. Viagem
  22. Vida simples

Dicas de como escolher quais palavras-chave adicionar

Escolher palavras-chave para uma fotografia pode ser uma tarefa árdua. Nesta sessão trazemos um pouco da nossa experiência: damos mais exemplos práticos comentados de quais palavras-chave utilizar e citamos alguns problemas que devem ser evitados.

• As palavras-chave são condizentes com a descrição da foto, antes de começar a listar cada palavra -chave recomendamos que você faça um exercício de descrever o que aparece na imagem em detalhe, e mesmo as emoções que sente quando se vê a cena fotografada (dica: o ato de descrever a foto ajuda a identificar muitas palavras-chave relevantes).

• Incluímos palavras-chave que definem o local onde a foto foi tirada, constando bairro (localidade específica), cidade, estado, país e, quando adequado, até mesmo o continente.

• As palavras-chave descrevem não só o que é visível e palpável, mas também emoções e conceitos como por exemplo amor, esperança, poder.

• Cuidado com erros de ortografia nas palavras-chave e na descrição da foto. Palavras-chave com erros não devem ser adicionadas.

• Fotos com espaços vazios podem ter a palavra-chave “espaço vazio” (em inglês: “copy space”). Esta palavra-chave demonstra que na foto há um espaço onde um editor pode inserir um texto (para a capa de uma revista, por exemplo). Veja uma foto com copy space abaixo. Se quiser usar esta palavra-chave, pesquise se a expressão usada no seu banco de imagens é em português ou em inglês.

• A pergunta “quando?” pode ser respondida com palavras-chave como: dia, noite, verão, outono, pôr-do-sol, férias…

• A pergunta “quem?” pode ser respondida através de palavras-chave como: nome da(s) pessoa(s) que aparece(m) na foto, seu gênero, faixa etária, número de pessoas, grupo(s) específico(s) ao qual pertence(m), sua profissão, nacionalidade… se a fotografia for um retrato, esta também é uma palavra-chave que deve ser citada.

• A pergunta “quantos?” pode ser respondida nas palavras-chave também: por exemplo, “uma mulher”, “duas mulheres”, “grupo de mulheres”. Em outros casos, o simples uso do plural pode ajudar: “mulher” ou “mulheres”. Mas o plural nem sempre é bem aceito por todos os bancos de imagem – alguns deles têm um conjunto de palavras-chave fixas, evitam plurais e não aceitam nenhuma fora do padrão estabelecido.

• A pergunta “o que?” pode ser respondida com palavras-chave que definam exatamente o que aparece na foto como por exemplo: casa, janela, animal, gato, cachorro, carro…

• O formato da fotografia também pode ser descrito por palavras-chave, com os seguintes termos: “panorâmica”, “quadrada”, “paisagem”. Contudo, não é o tipo de termos que costumamos utilizar, pois os mecanismos de buscas são inteligentes o suficiente para fazer este tipo de filtro automaticamente.

• A posição da câmera e o ponto de vista importam e devem ser listados também nas palavras-chave. Exemplos como: “vista de cima”, “vista de baixo”. A palavra-chave “perspectiva pessoal” também está em alta.

• A lente fotográfica utilizada tem um grande impacto e também pode ser referenciada com palavras-chave como: “olho-de-peixe”, “grande angular”, “telefoto”…

• Use sinônimos ou palavras diferentes que se relacionem a um mesmo objeto/conceito. Nunca sabemos exatamente que palavras surgem primeiro na mente de uma pessoa buscando uma fotografia específica. Ao usar sinônimos, você aumenta as chances da sua imagem ser encontrada. Por exemplo: celular e smartphone.


Palavra-chave: importância na fotografia de banco de imagens – stock

Para que as suas fotos sejam encontradas no banco de dados da agência stock (e também através de sites de buscas, como o do Google), as palavras-chave e outros metadados das fotografias são cruciais. Os mecanismos de busca ainda não são inteligentes para identificarem com precisão tudo que está aparecendo em uma fotografia. 

Sem palavras-chave os compradores e os colaboradores da agência stock teriam muita dificuldade para encontrar as fotos que precisam. Seria preciso procurar muito, vasculhar imagem por imagem, até dar a sorte de se deparar com uma que sirva o propósito e agrade.

As palavras-chave, portanto, proporcionam a possibilidade de filtrar os resultados de uma busca, ajudando quem procura a encontrar mais fotos digitais relevantes.

Enquanto as agências stock mais tradicionais se responsabilizam por entrar os tags/palavras-chave nas imagens, as agências de microstock deixam esta incumbência (demorada) com os seus fotógrafos contribuidores.

O “número mágico” de palavras-chave em uma imagem à venda através de agências microstock é 50. Se uma fotografia tiver 50 palavras-chave, vai ter maiores chances de ser encontrada em uma busca. Claro que tem vezes que é impossível agregar tantas palavras-chave a apenas uma imagem. Neste caso, é melhor listar menos palavras mesmo. Evite inserir tags não relacionadas.

Se o seu foco é microstock, para escolher palavras-chave para as suas imagens, se coloque no papel do comprador que quer encontrá-las. 

O exemplo abaixo demonstra um caso típico de irrelevância de palavras-chave em busca:


O comprador está em busca de uma fotografia que mostre um incêndio, para ilustrar um artigo que será publicado em uma revista e na Internet.

Imagine que o vendedor tenha colocado a palavra-chave “incêndio” na foto a seguir, só porque aparece fogo nela. Como não tem nenhum incêndio na imagem, esta palavra-chave é pouco representativa.

Qual a probabilidade do comprador escolher outra imagem que realmente mostre um incêndio e deixar esta fotografia de lado? 100%!

Portanto, ao listar e inserir as palavras-chave, tome cuidado para que elas sejam realmente relevantes para a fotografia.


Fluxo de trabalho otimizado para inserção de palavras-chave

Deste ponto em diante no artigo discorremos sobre a importância de manter a ordem das palavras-chave ainda dentro dos seus arquivos/discos rígidos pessoais, antes de submeter as imagens para os bancos de imagens online.

Aproveitamos para dar dicas de recursos (programas e sites) que ajudam neste processo e economizam o seu tempo, para que você possa investi-lo no que mais gosta: fotografar.


A importância de manter a ordem ainda na memória do seu computador

Esta é uma etapa que economiza tempo de muita gente que gostaria de enviar (ou já envia) fotos para mais do que um banco de imagens de agências stock: inserir as palavras-chave nas suas imagens (usando um software de palavras-chave) antes de enviá-las online.

Se você preferir, insira as palavras-chave durante o processo de envio da imagem (na plataforma de envio da agência stock), e depois atualize o arquivo salvo no seu próprio computador com a inserção das mesmas palavras-chave.

Os motivos são simples:

1. Os arquivos que ficam no seu computador são os originais. É bom que os seus originais sejam tão bem organizados quanto as cópias que estão sob a guarda do banco de imagens stock. No fim das contas, você também vai gostar de encontrar as suas próprias imagens com mais facilidade e isto vai economizar seu tempo.

2. O que acontece se a agência stock fechar as portas, falir? Ou se resolver te excluir como contribuidor? Ou mesmo se suas fotos forem corrompidas no próprio banco de imagens online? A probabilidade é baixa, mas existe. Todo o seu trabalho com os metadados, se não estiverem guardados localmente no seu computador, estarão perdidos do dia para a noite.

3. Com as palavras-chave nos seus arquivos originais, todas as cópias que você fizer para enviar para mutiplos bancos de imagem já conterão os metadados necessários. Assim se evita o retrabalho de inserir as mesmas palavras-chave diversas vezes em cópias idênticas do arquivo original.


Dicas de sites que ajudam a escolher palavras-chave

50 palavras-chave por imagem é um número muito elevado! Mesmo utilizando diversos sinônimos é difícil chegar a este objetivo. Os seguintes recursos online grátis são capazes de ajudar a cumprir esta tarefa árdua e economizar seu tempo. Já os testamos e sabemos que funciona bem. O único porém destes sites é que seus resultados e interface estão em inglês e, portanto, as palavras-chave que são sugeridas também estão em inglês.

Microstock Keyword Tool (em inglês) e KeywordsReady (em inglês)


Software e programas para adicionar palavras-chave em imagens

Adicinar palavras-chave em imagens não é dificil, mas para tal recomendamos a utilização de programas especíicos. São muitos os programas que possibilitam inserir palavras-chave como metadados de uma foto. Abaixo listamos 5 possibilidades e indicamos quais são grátis e quais são pagas. Além destas, os próprios sistemas operacionais dos computadores também permitem adicionar e editar palavras-chave em imagens (não recomendamos esta opção).

Lightroom

Este programa é o que utilizamos com mais frequência, pois além de permitir a inserção de palavras-chave, ele contém um mecanismo que sugere novas palavras-chave de acordo com o álbum e outras palavras-chave já escolhidas para imagens na mesma pasta e no histórico. Pago.

Darktable

Ótima escolha de programa inteiramente grátis, que faz o mesmo papel do Lightroom em termos de gerenciamento de imagens e suas palavras-chave. Mas só tem versões para Linux e Mac OS.

Photoshop / Adobe Bridge

Adobe Bridge é um software que permite, ao importar as fotos, adicionar palavras-chave a elas em batelada ou uma a uma. Não é especificamente um software para gerenciar apenas palavras-chave, mas outros metadados em geral. Funciona bem para o tipo de edição em batelada, mas sugerimos dar atenção a cada foto individualmente depois de importá-la para o Photoshop para inserir as palavras-chave extras que forem necessárias.

Gimp

Programa grátis de alto padrão, com diversas funcionalidades para o pós-processamento de imagens, que inclui gerenciamento e inserção de palavras-chave. Roda em Windows, Linux e Mac OS.

Xpiks

Programa grátis de gerenciamento de palavras-chave. Roda em Windows, Linux e Mac OS. Link: https://ribtoks.github.io/xpiks/


Conclusão

Inserir e gerenciar palavras-chave em imagens são tarefas árduas e consomem nosso tempo, contudo, no longo prazo, ter as suas imagens organizadas ajuda – e muito – no gerenciamento das mesmas. Isto valoriza o seu portfólio e ajuda outras pessoas a encontrar as suas imagens (online, via Google ou mesmo offline).

Veja a seguir nossa lista completa de artigos sobre Fotografia Stock:


Publicado por Câmera Neon em 2017-10-06 20:06:25. Última atualização em . Câmera Neon

Visitado 3,177 vez(es), 1 visita(s) hoje