Diferença entre time-lapse e hyperlapse

[sc:script ]

Conteúdo


Introdução

Para entender o qual é a diferença entre hyperlapse e time-lapse, temos primeiro que compreender o que é time-lapse.


O que é time-lapse – Definição

Um vídeo de time-lapse é aquele em que diversas fotografias são exibidas de forma sequencial e mostram o tempo passando de forma acelerada, sem detalhar o que ocorreu entre uma foto e a próxima.

Uma tradução livre do termo time-lapse para português é “lapso de tempo”. A palavra lapso é muito utilizada quando nos esquecemos de algo: Por exemplo, se alguém esquece o que fez ontem à tarde, podemos dizer que esta pessoa teve um lapso. O nome dessa técnica de vídeo time-lapse vem deste mesmo princípio: A câmera não está filmando o tempo todo, mas sim fotografando de tempos em tempos. É como se ela tivesse “esquecido” o que se passou entre uma foto e outra.

A cargo de exemplo, digamos que a câmera foi configurada para tirar uma foto por hora. Depois de um dia inteiro fotografando você vai ter 24 fotos no cartão de memória. Para fazer um vídeo de 24 quadros por segundo, que é a frequência ideal para filmes, estas 24 fotos que demoraram um dia inteiro para serem fotografadas são mostradas no vídeo em apenas UM SEGUNDO. Neste caso, para fazer um filme de 10 segundos, o fotógrafo iria precisar de 10 dias fotografando!

diferenca-entre-time-lapse-e-hyperlapse-1-

Veja um exemplo de um vídeo de time-lapse a seguir:


O que é hyperlapse – Definição

Hyperlapse nada mais é do que um vídeo de time-lapse em que a câmera é reposicionada (movimentada) por uma distância considerável ao longo do vídeo.

A câmera não precisa estar em movimento durante o vídeo inteiro para ele ser considerado hyperlapse. Em vários momentos do filme, a câmera pode ter ficado parada gravando o “velho e bom” time-lapse.

Além disso, filmes de hyperlapse às vezes misturam o filme acelerado (tipo time-lapse) com filme normal (de 24 quadros por segundo). Isto dá um efeito bem interessante no produto final: Em alguns momentos, o filme é acelerado e em outros progride normalmente.

O termo hyperlapse foi utilizado pela primeira vez publicamente há decadas atrás. Não confunda com o aplicativo popular de Instagram lançado em agosto de 2014!

Veja a seguir um vídeo de Hyperlapse feito na Coreia do Norte – politicamente, um dos países mais fechados do mundo:

Enter Pyongyang from JT Singh on Vimeo.


Diferença entre time-lapse e hyperlapse

Agora, que as definições de hyperlapse e time-lapse foram explicadas, fica mais fácil entender a grande diferença entre os dois:

Enquanto o vídeo de time-lapse é baseado em fotografias tiradas com a câmera parada ou se movendo muito pouco, o filme de hyperlapse mostra o ponto de vista da câmera percorrendo distâncias maiores livremente, passando pelo meio de pessoas, terreno acidentado, voando junto de um avião etc, dando um senso movimento ao filme.


App do Instagram – Hyperlapse

Este aplicativo, na verdade, é apenas mais um app de smartphone (entre MUITOS outros) que permite o usuário fazer vídeos a partir sequências de fotografias. O aplicativo é interessante pois populariza os vídeos de time-lapse.

Contudo, tenha em mente que o nome deste aplicativo é confuso! Com este aplicativo você consegue fazer vídeos de time-lapse ou hyperlapse. Tudo depende da movimentação do smartphone durante a gravação do vídeo.


3 similaridades dos vídeos time-lapse e hyperlapse

1 – Por se tratarem de vídeos feito a partir de fotografias, ambos time-lapse e hyperlapse são filmes que inicialmente ficam sem som. Precisam de pós-processamento para adição de músicas de fundo e efeitos de som.

2 – A alma dos dois vídeos é contar uma estória de forma acelerada, mostrando em pouco tempo um evento que pode ter perdurado horas ou dias… ou até meses.

3 – Ambos NÃO são feitos a partir de vídeos: Em essência, tanto time-lapse quanto hyperlapse são filmes feitos a partir da união e sequenciamento de diversas fotografias. Portanto, classificar um filme acelerado como time-lapse ou hyperlapse não é válido.

Exemplo: Apesar de mostrar resultados bem interessantes, a tecnologia de hyperlapse sendo desenvolvida pela Microsoft NÃO deveria ter este nome.

Visitado 9,280 vez(es), 1 visita(s) hoje